08 JUL 2014
CULTURA
14º FESTIVAL DE MÚSICA: PROFESSORES DE RENOME DESTACAM OURINHOS NO BRASIL E NO EXTERIOR

Com inscrições abertas para 36 cursos de instrumentos e práticas coletivas, o 14° Festival de Música traz para Ourinhos este ano um elenco de professores de altíssimo nível. Da música popular à clássica, o evento que acontece de 19 a 26 de julho, contará com 32 músicos-professores.Entre eles, nomes célebres como a violinista Elisa Fukuda e o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo.

Os cursos serão ministrados em dois locais, no Centro Cultural “Tom Jobim” e no Colégio Super Ensino. Os cursos, divididos em música erudita e popular, incluirão os seguintes instrumentos: violão, piano, contrabaixo, bateria, percussão, violino, violoncelo, trompete, trombone, tuba, clarinete, fagote, oboé, flauta, cavaquinho, bandolim e saxofone.

As práticas coletivas serão de Coral adulto e infantil, Orquestra Sinfônica, Big Band e Choro. Outros cursos oferecidos serão de Regência, Música de Câmara, Educação Musical para Professores, Arranjo e Improvisação e o curso Música do Mundo, aberto até para aqueles que não estudam música.

A direção artística do 14o Festival de Música de Ourinhos tem à frente o secretário municipal de Cultura, Fernando Cavezale, e o diretor de atividades pedagógicas da Escola Municipal de Música “Maestro Américo de Carvalho”, Jeferson Bento.

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas através do sitehttp://www.festivaldemusicadeourinhos.com.br/Há a opção para o aluno contratar um curso e uma prática coletiva, que é obrigatória, ou dois cursos e uma prática coletiva. O valor da primeira alternativa é de R$ 120,00 e o da segunda de R$ 180,00. O próprio sistema do site gera um boleto que, ao ser pago, valida a inscrição do aluno. Essa inovação foi implementada a partir do ano passado.

Além da rede hoteleira da cidade, o Festival oferece a possibilidade dos alunos pernoitarem em alojamentos adaptados em prédios escolares, com o café da manhã incluso durante os 7 dias do evento. Para esse serviço é cobrado um valor simbólico de R$ 25,00. Este ano, devido a antecipação das férias pelas escolas públicas por causa da Copa do Mundo, o alojamento contará com o apoio do Colégio Santo Antônio – Objetivo.

O Festival de Música é uma realização da Prefeitura de Ourinhos, através da Secretaria Municipal de Cultura, da AAPEMMO (Associação dos Amigos e Pais da Escola Municipal de Música de Ourinhos), com patrocínio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e apoio cultural das empresas Fundação Educacional Miguel Mofarrej, Colchões Castor, Construlopes & Gimenez e Studio Instituto Musical.

PROFESSORES DO FESTIVAL

Confira quem são os professores contratados para o 14º Festival de Música de Ourinhos: Andrea dos Guimarães (canto popular), Leo Rodrigues (Percussão), Henrique Araújo (cavaquinho e bandolim), Paulo Malheiros (trombone popular), Paulo Braga (piano), Edu Ribeiro (bateria), Alessandro Penezzi (violão popular), Diego Garbin (trompete popular e Big Band), Vinícius Dorin (Saxofone), Arismar do Espírito Santo (contrabaixo popular), Olmir Stocker (guitarra), Alexandre Ribeiro (clarinete e prática de choro), Djalma Lima (repertório e improvisação), Gabriel Levy (Música do Mundo), Gisele Cruz (corais adulto e infantil), Eliana de Azevedo Souza (Educação Musical), Lutero Rodrigues (regência e orquestra), Edelton Gloeden (violão erudito), Daniel Matos (piano erudito), Ana Valéria Poles (contrabaixo erudito), Heloísa Meirelles (violoncelo), Jairo Chaves (viola de arco), Eliane Tokeshi (violino), Elisa Fukuda (violino), Luciano Vaz (tuba), Marcos Franco (fagote), Paulo Ronqui (trompete erudito), Gilberto Gianelli (trombone erudito), Ozea Arantes (trompa), Luiz Afonso Montanha (clarinete erudito), Peter Apps (oboé), Toninho Carrasqueira (flauta), Adélia Issa (canto erudito) e os pianistas colaboradores Helena Scheffel e Danilo Andrade.

FOTO:Violinista Elisa Fukuda