Estão abertas as inscrições para o Projeto "ProJovem Urbano", destinado a jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental.
O ProJovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) é um programa criado pelo Governo Federal e desenvolvido em Ourinhos pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação visando incentivar jovens de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental. O programa tem duração de 18 meses e busca proporcionar a formação integral dos jovens oferecendo também uma qualidade profissional na área de administração.
Uma bolsa auxílio é fornecida aos alunos do ProJovem e aqueles que tiverem filhos entre 0 e 8 anos também podem estudar, podendo levar seus filhos juntos, pois é oferecida uma sala de acolhimento para atendê-los durante o período que seus pais estiverem em aula.
A Secretária de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes fala sobre a oportunidade. “Os jovens de 18 a 29 anos que não terminaram os estudos farão 18 meses de curso, saindo com o Ensino Fundamental concluído e com uma capacitação profissional inicial, que neste caso será na área administrativa. Além disso, os alunos recebem uma bolsa de estudos, merenda escolar, transporte e se tiver filho e não tiver com quem deixar à noite, pode levar junto que a escola terá uma sala de acolhimento para as crianças. Essa é a terceira turma que vai ser iniciada. Temos 150 vagas, então se você tem na sua família, ou conhece alguém que tem a idade estimada e não concluiu o Ensino Fundamental, incentive essa pessoa a efetuar sua inscrição”, informou.
Os interessados devem comparecer a Usina do Saber na EMEF Racanello, na Rua Dom José Marello, 345 – Vl. Mano para efetuar sua inscrição. Informações podem ser obtidas também pelos telefones (14)3324-7911 ou 3324-4078. As aulas do ProJovem Urbano serão realizadas de segunda à sexta-feira na EMEF Profª Adelaide Pedroso Racanello, entre às 19h e 22 horas.
PROJOVEM URBANO
O ProJovem Urbano é um projeto disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) a todos municípios brasileiros com população acima de 100 mil habitantes, cujo intuito é promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.
CARACTERÍSTICAS
O ProJovem Urbano tem o objetivo de proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre:
*Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental;
* Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial;
* Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
FINALIDADES ESPECÍFICAS DO PROGRAMA
* reinserção dos jovens no processo de escolarização;
* identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho;
* participação dos jovens em ações coletivas de interesse público;
*inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação;
* ampliação do acesso dos jovens à cultura.