A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério da Educação – MEC, desenvolve nas noites de segundas-feiras, na EMEF “Profa. Adelaide Pedroso Racanello”, o curso de Formação Continuada do PNAIC.
Em 2014, o curso teve ênfase em Matemática e aprofundamento em Língua Portuguesa. São utilizados cadernos de formação que trazem discussão e aprofundamento teórico, sugestões de práticas e auxiliam na reflexão sobre os direitos de aprendizagem e as práticas pedagógicas realizadas nas salas de aulas municipais.
Com intuito de divulgar as “Práticas Pedagógicas de nossas Pratas da Casa”, suas conquistas com os estudantes durante este ano letivo, realizou-se o II Seminário de Prática do PNAIC – 2014, promovido pela Equipe de Formação Continuada do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), da Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos.
O evento contou com a participação de 120 Professores Alfabetizadores que lecionam em turmas dos 1ºs aos 3ºs anos. Em sua abertura, no último dia 20, esteve presente a Contadora de Histórias, Lia Ferrer da Biblioteca Tristão de Athayde.
A contadora realizou uma roda de conversa e várias contações de histórias, ocorreu grande participação e interesse dos participantes que entraram no clima da atividade e viraram personagens.
Já no dia 22, ocorreram as apresentações de oficinas, relatos e painéis do Mural de Práticas, colocando em evidência os caminhos utilizados pelos professores para melhoria das práticas pedagógicas. Além de servir para mostrar a necessidade continua de estudos de teorias atuais, que implementadas pelo diagnóstico das turmas vão se transformando em soluções para problemas encontrados no dia a dia nas escolas.
O tema central deste seminário referiu-se a práticas relacionadas a disciplina de Matemática, foco da formação continuada dos Professores Alfabetizadores nesse ano de 2014. Foram apresentadas também algumas temáticas referentes a Língua Portuguesa, que constitui-se em temática de aprofundamento de estudos na disciplina.
Apresentaram práticas as professoras: Lucimara Laiter - com a contação da história O Gigante Gigantesco; Cássia Claudino Caetano de Lima – Problematizando a Construção dos Sistemas de Numeração Decimal; Silvana Aparecida de Souza – Projeto Cantigas Populares; Lêda Regina Ferrér Benito Pereira – Sistema Monetário: Aprendendo para a vida e Vivian da Silva Maranho – Torre de Hanói.
O evento alcançou avaliação muito boa por parte de todos os participantes, que manifestaram o desejo de que a Secretaria Municipal de Educação mantenha sempre o empenho em valorizar boas práticas de nossas “Pratas da Casa”.