29 NOV 2014
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
EMPRESAS PODEM REALIZAR DOAÇÕES PARA CONSELHOS MUNICIPAIS E DEDUZIR NO IMPOSTO DE RENDA

Aconteceu na última quinta-feira, 27, uma reunião entre representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal do Idoso (CMI) com a equipe de contabilidade da Usina São Luiz.

O encontro objetivou a organização de captação de recursos aos fundos do idoso e da criança. Estiveram presentes o Presidente do CMDCA Osvaldo Luis dos Santos, o Presidente do CMI- Elpidio Edson Ferraz, o Gerente de Contabilidade da Usina São Luiz Paulo Fernando Couto e o contador da Usina Carlos.

A Usina irá realizar uma contribuição para os fundos do conselhos municipais por meio da dedução do imposto de renda. De acordo com as leis que regulamentam as doações para conselhos municipais, a pessoa física pode doar em benefício do idoso até 6% do imposto devido.

Então, ao invés de pagar 100% como imposto, a pessoa física pode pagar 6% como doação e 94% como imposto. As doações feitas são recuperadas mediante dedução do imposto devido a ser apurado na declaração de rendas do ano seguinte.

Como até dezembro não se conhece o valor do imposto devido, é preciso estimar o seu valor para aplicar o limite de 6% sobre ele. Há três maneiras usuais de estimar o valor do imposto devido:

a) orientar-se pela última declaração de rendas, caso os rendimentos e abatimentos forem semelhantes aos do ano

passado;

b) pedir ao empregador que antecipe para dezembro, por estimativa, as informações sobre rendimentos e abatimentos,

que são entregues até fevereiro do ano seguinte;

c) contar com o apoio e orientação de profissionais, assim como fazem os contribuintes que entregam a contadores e

técnicos em contabilidade a responsabilidade de fazer suas declarações de rendas.

O Dr. Elpídio ressaltou o pedido de contribuição da população ourinhense. “Faça sua doação. Contribua com a população idosa. A renúncia fiscal é da União e o beneficiário será o idoso carente.”, solicitou.

FOTO: Representantes de Conselhos Municipais com equipe de contabilidade da Usina São Luiz durante reunião