09 DEZ 2014
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO “NÃO DÊ ESMOLA, DÊ OPORTUNIDADE”

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o NAIA (Núcleo de Atendimento a Infância e Adolescência), S.O.S (Serviço de Obras Sociais) e Centro POP está realizando uma Campanha de conscientização aos comerciantes, com o slogan “Não dê esmola, dê dignidade”.

O objetivo da campanha é orientar a população e principalmente os comerciantes, que reclamam da grande concentração de moradores de rua aos arredores das lojas, a não dar esmolas e sim direcionar essas pessoas até a unidade pública de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua (Centro POP).

De acordo com o Educador Social Murilo Lima, a Secretaria de Assistência tem proporcionado todo o atendimento necessário à população de rua, para que eles deixem de pedir esmolas. “Hoje os moradores de rua tem tudo o que precisam, desde as refeições e banhos no Centro POP, até o pernoite no S.O.S, não havendo motivos para permanecer nas ruas”, relatou.

Apesar da resistência de alguns, a campanha entre os comerciantes tem sido significativa, pois com a orientação que estão recebendo da equipe de educadores sociais, já podem orientar os moradores de rua a procurar o local que os acolherão.

Para o empresário Clayton Pelogia, a iniciativa da Prefeitura Municipal para a realização da campanha não poderia ser melhor. “Na rua nós temos um fluxo muito grande de pessoas pedindo e que fizeram disso uma profissão. Portanto se cada vez que alguém vir pedir um prato de comida ou até mesmo uma ajuda em dinheiro nós colaborarmos, isso vai aumentar as chances da pessoa continuar nesta situação de rua. E com esta campanha é possível ajudar os mendigos da maneira correta, encaminhando-os para o local que dará todo o suporte a eles.”

A secretária de Assistência Social, Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” está pedindo a colaboração dos comerciantes para participar da campanha. “Nós pedimos encarecidamente a compreensão dos comerciantes para que permitam a entrada de nossa equipe em seus estabelecimentos e que colaborem do jeito certo, encaminhando a população de rua para o Centro POP, local que vai atender esses moradores, permitindo a sua reintegração na sociedade.”

FOTO: equipe da Secretaria de Assistência Social realizando a abordagem dos comerciantes no calçadão