Num processo contínuo de combate ao mosquito transmissor da Dengue, a Secretaria de Saúde, por meio dos agentes da Vigilância Epidemio lógica realizou nesta quinta-feira, a nebulização e retirada de material inservível na região da Vila Perino.
Além do bloqueio químico e eliminação de criadouros realizado pela Vigilância Epidemiológica, a Prefeitura vem realizando ações integradas para o combate à doença. Mutirões estão sendo realizados frequentemente, campanhas de conscientização e até mesmo multas estão sendo aplicadas, tudo para que a Dengue não se prolifere na cidade.
Mesmo com os esforços novos casos da doença foram confirmados. No total, desde o início do ano, 297 casos de Dengue, sendo 290 autóctones e 07 importados.
Foi detectado que 85% dos focos do mosquito Aedes Aegypti estão nas residências e empresas (principalmente ferros-velhos). Por isso, a colaboração da população é de extrema importância, para conter os aumento do número de casos da doença.
SINTOMAS E PROCEDIMENTO:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os sintomas da dengue são: náusea, vômitos, exantema, dor muscular, cefaleia, febre, manchas avermelhadas no corpo, dor atrás do olhos, etc. Caso a pessoa venha a apresentar alguns desses sintomas é necessário se dirigir até uma unidade de saúde do SUS mais próximo da sua residência para o devido atendimento e procedimentos cabíveis.
Nesses casos a dica mais importante é não tomar medicamento por conta própria. Vale ressaltar também que hidratação é recomendável. Beber, água, suco, mate, chá ou o soro caseiro podem impedir ou desacelerar o avanço da doença
ATENDIMENTO:
Com o intuito de melhor atender a população a partir da última segunda-feira, 23, as UBSs da Vila São Luiz e da Cohab estão abertas até as 22 horas, também para o atendimento das pessoas com suspeita de Dengue.