15 OUT 2013
Ourinhos será representada na etapa Nacional da CONAE

Nos final do mês de setembro, Ourinhos participou da Etapa Estadual de São Paulo da Conferência Nacional de Educação/CONAE – 2014, realizada na cidade de Serra Negra/SP.

A CONAE é apresentada como fórum nacional para discussão dos eixos: I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação; II – Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente; IV – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho; VII – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

Das Conferências Municipais/Intermunicipais e Conferências Estaduais e Nacional, serão elaborados os caminhos para uma Educação Nacional de qualidade, numa ampla parceria entre os Sistemas de Ensino, Órgãos Educacionais, Congresso Nacional e Sociedade Civil.

Este documento torna-se objeto de estudo e de deliberação, privilegiando o debate em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino em um fórum de mobilização nacional pela qualidade e valorização da educação, com a participação de diversos segmentos educacionais e sociais.

Para a Etapa Nacional foram classificados quatro delegados do município de Ourinhos: Maria Helena Ferreira de Melo, representante do segmento dos Conselhos Municipais da Educação Básica; Manoel Rodrigues do Carmo Júnior, representante do segmento dos Gestores da Educação Profissional Pública; Patrícia Américo Budai, representante do segmento da Educação Profissional Pública - Aluno e Valdicéa Aparecida Reis Moreira, representante do segmento dos Trabalhadores da Educação Básica Pública.

A secretária de Educação de Ourinhos Maria Tereza Paschoal de Moraes parabeniza todos os representantes que não mediram esforços ao deslocaram-se até o município de Serra Negra para fazer valer a sua participação em nome de um ensino de qualidade. “A CONAE oportuniza à sociedade um espaço democrático em que são debatidas as propostas de melhorias na educação, imprescindíveis para a construção de diretrizes para Política Nacional de Educação”, destacou Maria Tereza.

Foto: Representantes de Ourinhos na CONAE