O Teatro Municipal Miguel Cury recebeu no último final de semana dois espetáculos da Companhia Brasileira de Ballet – Ourinhos (CBBO).
Nos dias 9 e 10 de maio, a CBBO abriu a temporada 2015 com dois clássicos, os balés “Paquita Grand Pas Classique” e “Noite de Walpurgis”. Paquita é um ballet em dois atos e três cenas, com libreto de Joseph Mazilier e Foucher Paulo.
Originalmente coreografado por Joseph Mazilier a música de Edouard Deldevez . Apresentado pela primeira vez por no Le Peletier Salle pelo Paris Opera Ballet em 1 de Abril de 1846. O trabalho foi mantido no repertório da Ópera até 1851.
Em 1847, Paquita foi encenado pela primeira vez na Rússia para o Ballet Imperial de São Petersburgo por Marius Petipa e Pierre-Frédéric Malevergne, sendo o primeiro trabalho já encenado por Petipa, na Rússia. Em 1881 Petipa produziu um renascimento do bailado que acrescentou novas peças especialmente compostas por Ludwig Minkus .
A CBBO apresentou ao final do segundo ato, a cena do casamento de Paquita e Lucien. Já “Noite de Walpurgis” é considerado o ato mais marcante da ópera Fausto. O espetáculo tem música de Charles Gounod e coreografia original de Lavrovski.
A COMPANHIA
A Companhia Brasileira de Ballet – Ourinhos se destaca no cenário das grandes companhias de dança do país, este reconhecimento, a levou a realizar apresentações ao lado de companhias como o Kirov, Ballet Nacional de Cuba, Visky, e Cuban Classical Ballet de Miami.
A CBBO está comemorando doze anos de sua reestréia, sob a direção do professor Jorge Texeira. Durante esse período, orgulhosamente contabilizou seis grandes produções de ballet clássico de repertório e diversas outras montagens compostas por trechos de ballet de repertório, ballet clássico e, ainda, criações neo-clássicas/contemporâneas.
Passando por nove estados do país e mais de 30 cidades brasileiras, a Cia. também brilhou em palcos internacionais, quando se apresentou na Argentina, México, Estados Unidos, Suíça, China e Mônaco.
O espetáculo “O Quebra Nozes”, atingiu recorde de público nacional na temporada no Teatro Bradesco, em São Paulo, em 2009, com mais de 35 mil espectadores.
No ano de 2012, representou o Brasil no “Karmiel Dance Festival” em Israel, seguindo em tournée por sete cidade daquele país, e ainda na Colômbia, onde apresentou sua versão completa do ballet “O Quebra Nozes”, para um público de mais de 10 mil pessoas, em ambos alcançando grande sucesso de crítica e público.