Começou na última segunda-feira, 04, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que se estenderá até o próximo dia 22 de maio. De acordo com a Secretaria de Saúde a meta é vacinar no mínimo 80% da população de cada grupo.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, baseada nos dados (SI-PNI) Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, até a segunda-feira, 11, foram vacinadas 3.927 pessoas dos grupos prioritários.
A campanha tem como objetivo diminuir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes de infecções pelo vírus influenza nos grupos prioritários considerados de riscos.
Os grupos prioritários são: crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias, Gestantes em qualquer idade gestacional, Puérperas (mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias), adultos a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde.
Também devem ser vacinadas pessoas de 5 anos a menos de 60 anos, mediante prescrição médica, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A Vigilância epidemiológica alerta que as pessoas que fazem parte destes grupos prioritários devem procurar os postos de saúde para serem imunizados contra a Influenza até o período final da campanha.
Vale ressaltar que todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2014, devem receber apenas uma dose em 2015. Além de que crianças que serão vacinadas pela primeira vez, será utilizado esquema de duas doses, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.
A vacinação é efetuada no outono, para que as pessoas estejam protegidas durante os meses mais frios do ano, período em que há um aumento no número de atendimentos ambulatoriais e de internações causadas por doenças respiratórias.
A Secretaria Municipal de Saúde efetuará no domicílio a vacinação de pessoas acamadas (pessoas que não andam) e de pessoas que têm grande dificuldade para locomover-se e que não dispõem de veículo para comparecer a um posto de vacinação.
No dia 09 de maio, sábado aconteceu a Mobilização Nacional, Dia “D” da campanha. Neste dia trabalharam na campanha cerca de 100 pessoas, sendo utilizados 5 veículos. Estiveram em funcionamento 18 postos fixos de vacinação das 8h às 17, além de dois postos volantes para iniciar a vacinação de pessoas acamadas idosas na zona rural e de residentes em instituições.