Aderindo as exigências do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará no período de 03 a 16 de novembro a Campanha contra a Tuberculose, com o mote “testar, tratar e vencer”.
A Campanha de intensificação da busca ativa de casos de tuberculose está na sua 2ª fase neste ano e é alusiva ao Dia Nacional do Combate à Tuberculose, celebrado no dia 17 de novembro. O seu principal objetivo é chamar a atenção de toda a população para identificar pacientes que estejam com tosse há 3 semanas ou mais e fazer o diagnóstico precoce, evitando que a doença se agrave e leve o paciente a óbito.
A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meningites.
Na maioria das pessoas infectadas, os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse seca contínua no início da doença, depois tosse com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza e prostração.
A transmissão da doença é direta, de pessoa a pessoa, por meio de pequenas gotas de saliva expelidas ao falar, espirrar ou tossir. Somente 5% a 10% dos infectados pelo bacilo de Koch adquirem a doença.
Caso você apresente alguns desses sintomas basta procurar uma das seguintes Unidades de Saúde da cidade e fazer o exame de escarro: Centro de Saúde I de Ourinhos, UBS Vila Odilon, UBS Vila Margarida, UBS Vila São Luiz, UBS Vila Brasil, UBS Jardim Itamaraty, UBS Parque Minas Gerais, UBS CAIC - “Airton S. da Silva”, UBS Região Oeste, UBS “Dr. Hélio Migliari” – COHAB, USF Jardim São Jorge, USF Jardim Josefina, USF Parque Pacheco Chaves, USF Jardim Flórida, USF Itajubi, Núcleo Saúde Jd. Guaporé, Núcleo Saúde Jd. Matilde.
A tuberculose tem cura!