28 NOV 2013
Obras de recuperação da Casa dos Ingleses estão em fase final

Estão em fase final as obras de revitalização da Casa dos Ingleses, que vai abrigar a sede da Secretaria Municipal de Cultura e o Espaço Cultural.

A prefeita Belkis Fernandes visitou as instalações na tarde desta terça-feira, 26 e gostou do que viu, parabenizando as equipes da Secretaria de Obras pelo empenho para deixar tudo pronto para a inauguração do local, prevista para a sexta-feira, 06 de dezembro.

O secretário de Obras José Roberto Barros de Carvalho “Betão” destacou e elogiou o esforço de suas equipes. “Agradeço o trabalho das nossas equipes de pedreiros, pessoal do encanamento, da elétrica, da pintura enfim, a todos os que estão se dedicando para restaurar a Casa dos Ingleses. Estamos aterrando tudo, acertando o terreno, fazendo calçadas novas, mexendo em tudo, enfim, concentramos nossas ações para que tudo esteja pronto até o dia da inauguração”, declarou.

A CASA DOS INGLESES

O local pertencia à rede ferroviária e foi doado pela União ao município para que possa servir de novo espaço cultural para a cidade, bem como abrigar a sede da Secretaria Municipal de Cultura.

O secretário Fernando Cavezzale destacou que outras pastas estão envolvidas no processo de restauração da Casa dos Ingleses. “As secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Agricultura, além da SAE estão trabalhando nas reformas, limpeza do terreno, poda de árvores manutenção da parte elétrica e no encanamento da casa. Também já estabelecemos parceiras com as pastas de Educação e Desenvolvimento Econômico para futuros projetos no espaço”, informou Cavezzale.

A mudança da Secretaria para a Casa dos Ingleses na Avenida Rodrigues Alves, nº 170 deve ocorrer no início de 2014, porém em dezembro o espaço já deve estar liberado para receber atividades culturais. Com a mudança a prefeitura irá diminuir custos, visto que a sede atual localizada na R. Dom Pedro I é alugada.

Apesar da deterioração do espaço e das necessidades de restauração, a estrutura e fachada da “Casa dos Ingleses” não pode ser alterada, visto que o espaço foi tombado como patrimônio histórico municipal.

FOTO: A Casa dos Ingleses vai abrigar a nova sede da Secretaria de Cultura e Espaço de Eventos