O Prefeito Lucas Pocay e sua esposa Clara Pocay, Primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ourinhos, inauguraram na tarde de sexta-feira (22) a Escola de Construção Civil no prédio do antigo SESI. O curso terá quatro turmas com 10 vagas cada no decorrer de 2018.
O curso de construção civil é uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade por meio da Prefeitura de Ourinhos com o Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado. Segundo explica a primeira dama, Clara Pocay, Ourinhos foi uma das cidades escolhidas para contemplar o curso.
“Nós participamos de um evento em Bauru em que fomos uma das cidades escolhidas para receber este curso. Os futuros alunos são pessoas atendidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que participarão de uma triagem e serão encaminhadas para se qualificarem para o mercado de trabalho”, explica Clara.
Para ela, Ourinhos foi escolhida por sua nova linha de apresentação do Fundo Social. “O Fundo Social quer alcançar e ajudar aquelas pessoas que precisam, seja com doações, como a Campanha do Agasalho, ou com conhecimento, por meio dos cursos de qualificação profissional. Queremos ampliar esse trabalho para que mais pessoas sejam alcançadas podendo oferecer gradativamente mais cursos para essa parcela da população”, diz.
Clara diz que a qualificação profissional traz autonomia e novos horizontes e possibilidades de uma vida melhor.
“Agora que estamos deslumbrando um futuro melhor com a gestão do Prefeito Lucas Pocay, que tem investido em obras e ações para a geração de empregos, como a construção do Shopping por exemplo, as pessoas devem se preparar para abraçar essas oportunidades. E a qualificação profissional é o melhor caminho”, afirma.
Rafael Menezes da Costa será o professor da turma de Construção Civil. De forma voluntária, ele pretende fazer um trabalho educativo com seus alunos.
“Tenho experiência como pedreiro e fui convidado para ministrar esse curso. Aceitei porque acredito que as pessoas precisam de oportunidade e se podemos ajudar, se temos algo a oferecer, como o conhecimento, isso é muito válido. Que sejamos generosos em compartilhar com quem precisa”, diz.