30 JAN 2014
Ourinhenses foram recebidos em Gramado para conhecer estrutura do “Natal Luz”

Objetivando o planejamento de ações culturais com foco no desenvolvimento turístico de Ourinhos em 2014, a prefeita Belkis Fernandes e o secretário municipal de Cultura, Fernando Cavezzale Ribeiro, foram até Gramado neste mês para conhecer a estrutura e os investimentos daquele município gaúcho voltados a eventos culturais com ênfase para o turismo. A comitiva foi integrada também pela coordenadora da Escola Municipal de Bailado, Terezinha de Paula (Tiririca), e pelas professoras e coreógrafas Aline e Adriana Frederico.

Em dezembro, Ourinhos foi surpreendida com uma programação temática de Natal que repercutiu positivamente junto à população e na imprensa regional. Entre as atrações, destaque para a Casa do Papai Noel montada no novo espaço cultural “Luiz Carlos Eloy Junior” (Casa dos Ingleses), o auto de Natal “Um Conto Inglês” e várias apresentações artísticas no mesmo local, o “Vozes de Natal” em parceria com a TV TEM na Praça Mello Peixoto e o espetáculo “Um Sonho de Natal” em parceria com a iniciativa privada que levou cerca de 4 mil pessoas por dia ao Centro Cultural Tom Jobim em três dias de apresentação.

O sucesso dessa programação aliado ao desejo da prefeita Belkis e do secretário Fernando de incentivar o turismo a partir de eventos em Ourinhos motivou a visita à Gramado, uma referência nacional em infraestrutura de qualidade para eventos culturais enquanto fomentadores do turismo.

Em três dias de visitação a espaços e atrações do renomado “Natal Luz”, cuja programação se encerrou neste mês, a prefeita e o secretário de Cultura também cumpriram uma agenda institucional com o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk. O encontro foi destacado no site da Prefeitura de Gramado, que também menciona a recente visita do prefeito e da secretária de Turismo de Ilha Solteira/SP, com os mesmos objetivos. “Gramado é cidade parceira de todos os municípios que anseiam voltar-se ao segmento do Turismo”, disse o prefeito Nestor Tissot.

A prefeita Belkis Fernandes e o secretário Fernando indagaram sobre diversos aspectos da realização do “Natal Luz” em quase 30 anos de realização. A dimensão atingida pelos eventos culturais e turísticos de Gramado, que também realiza o maior festival de Cinema do País, levou a prefeitura local a criar uma autarquia especialmente para cuidar dessa área, a GramadoTur. A reunião foi realizada na Prefeitura de Gramado no dia 10 de janeiro.

“Recebemos informações importantes que irão subsidiar nossas ações futuras, principalmente quanto a programação de Natal deste ano em que pretendemos ampliar nossos investimentos”, afirmou a prefeita Belkis. “O prefeito Nestor e a secretária Rosa Helena abriram as portas do Natal Luz e, assim, juntamente com nossa equipe da Escola de Bailado tivemos acesso aos bastidores dos principais eventos, como a Fantástica Fábrica de Natal, o Nativitateen e o Grande Desfile de Natal”, relatou o secretário Fernando Cavezzale.

As coreógrafas da EMBO tiveram contato com elenco de algumas produções e a alguns “truques” cenográficos e de figurino, os quais resultam em grande encantamento para os que assistem esses espetáculos. “O que fizemos em dezembro passado deu o tom do que pretendemos realizar no final de 2014. Mas é importante seguirmos a orientação da prefeita Belkis Fernandes de transformarmos nossas celebrações culturais também em eventos que contribuam com a economia do município através do Turismo”, esclareceu Fernando Cavezzale.

Segundo o secretário, a visita a Gramado serviu não somente para o planejamento da programação de final de ano como para o de outros grandes eventos culturais que a cidade já realiza. Cavezzale antecipa que o primeiro evento será a “Festa do Samba”, programada para acontecer nos dias 2, 3 e 4 de março, domingo, segunda e terça de Carnaval.