26 JUN 2020
SEGURANÇA PÚBLICA
Aprovados no concurso da Guarda Municipal enfrentam última etapa antes do curso de formação

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública promoveu na manhã do último domingo (21), a última etapa do concurso público para a Guarda Municipal antes do início do curso de formação dos agentes. Ao todo, 52 candidatos compareceram ao Ginásio Monstrinho para entrega de documentos e exames de saúde.

Após conferência documental os aprovados serão convocados para o curso prático e teórico de formação com 750 horas de duração.

O Diretor Operacional e Coordenador da Guarda Municipal da Secretaria Municipal de Segurança, Coronel Wagner Soares informa que o curso também tem caráter eliminatório. “A princípio temos 27 vagas para Guarda Municipal, podendo se estender para 35”, diz.

As aulas teóricas serão ministradas pela internet, direto do auditório da Universidade São Caetano, em São Paulo. Uma sala está sendo especialmente criada no CSU (Centro Social Urbano) para os aprovados assistirem às aulas. Professores especializados vão lecionar ao vivo matérias de Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Ciências Sociais, Segurança Pública, entre outras disciplinas relacionadas à prevenção ao crime e abordagem.

No CSU também serão desenvolvidas as aulas práticas de defesa pessoal, abordagem, técnicas não letais, patrulhamento por aproximação, negociação em casos de reféns e gerenciamento de conflitos. As aulas práticas de tiro serão realizadas em um estande de tiro.

O candidato Diego Rafael da Silva, 22, ressaltou a longa jornada do concurso e diz estar preparado para a próxima e última fase. “Foram diversos testes e exames até aqui. Agora vem o curso de preparação. Vai ser uma experiência inédita, será cada dia um dia de superação. Vou dar meu melhor. Sempre quis seguir a carreira na área de segurança. É uma área promissora. O concurso foi bem rigoroso. E tem que ser assim mesmo, porque é preciso ter pessoas preparadas fisicamente e principalmente, psicologicamente para integrar a equipe da Guarda.”

A candidata Jessica raposo da Silva, 24 também diz estar confiante. “Espero muito do curso. Tenho certeza que a Prefeitura buscou o melhor para que a gente possa fazer um bom trabalho nas ruas. Todos aqui são muito capacitados. Sempre me interessei muito pela carreira militar. Surgiu a oportunidade e consegui passar em todas as fases, por isso acho que estou bem preparada.”

O concurso da Guarda Municipal contou com uma série de etapas. Além da prova escrita, os candidatos passaram por testes de aptidão física, exames de saúde e toxicológicos, avaliações psicológicas e investigação social.