07 FEV 2014
Prefeitura promoverá palestra com escritora e educadora Marcia Tiburi

A Prefeitura de Ourinhos, através das secretarias municipais de Cultura e Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Oficina Cultural Tarsila do Amaral), promoverá no próximo dia 20, das 19h às 22h, no Teatro Municipal Miguel Cury, uma palestra com a escritora e educadora Marcia Tiburi, sob o tema “A Filosofia e a Literatura como Pensamento e Ação”. O encontro será alusivo ao reinício do ano escolar da Rede Municipal de Ensino e ao trabalho que a Secretaria de Cultura irá realizar neste ano no campo da literatura.

Marcia Tiburi é filósofa, professora e romancista, mestre e doutora em Filosofia, e Artes, professora do programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie. Publicou diversas obras de filosofia e ficção, entre as quais o romance “Magnólia”, indicado ao Prêmio Jabuti em 2006. Integrou o elenco do programa “Saia Justa”, do canal GNT, e é colunista da revista “Cult” desde 2008. Em 2012, lançou seu quarto romance, “Era Meu Esse Rosto”.

No encontro, será analisada a importância da literatura e da filosofia na vida de todas as pessoas. A palestra abordará o processo criativo tanto na produção de artigos e livros de filosofia quanto na área ficcional, com o objetivo de incentivar uma compreensão positiva e transformadora da leitura como hábito cultural.

Além dos professores da rede municipal, podem participar professores e estudantes de ciências humanas, artes e comunicação e demais interessados a partir de 16 anos. As inscrições dos educadores municipais estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação e para outros interessados diretamente na Secretaria Municipal de Cultura, à rua D. Pedro I, 394. As vagas são limitadas.

“Daremos foco este ano, entre outras ações, ao incentivo à leitura, por isso escolhemos essa palestra para iniciarmos nossos trabalhos de 2014 nesse sentido, agradecendo desde já o apoio da Oficina Cultural Tarsila do Amaral, de Marília”, disse o secretário de Cultura, Fernando Cavezzale Ribeiro. Segundo ele, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação é fundamental, já que os professores da Rede Municipal são os principais agentes no processo de incentivo à leitura.

A secretária Maria Tereza Paschoal, afirmou que todo ano no início do período letivo é realizado uma palestra, a fim de reflexão sobre o planejamento de aulas. “É de praxe realizarmos uma palestra nesta época para refletirmos sobre as expectativas do ano letivo. Este ano em parceria com a secretaria de cultura, será uma oportunidade de debatermos a importância do hábito da leitura e práticas para estimular a leitura dos alunos”, esclareceu.