A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a Campanha Julho Amarelo, de combate às hepatites virais. A administração municipal oferece testagem e tratamento gratuito para hepatite e conscientiza a população sobre a importância da realização do teste.
SINTOMAS
A doença ataca o fígado e inicialmente apresenta poucos sintomas, mas que acabam se desenvolvendo e trazendo riscos à saúde do paciente. O corpo pode apresentar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
TRANSMISSÃO
As formas mais comuns da doença são chamadas de “Hepatite B” e “Hepatite C”. A transmissão normalmente ocorre por relações sexuais sem preservativo e contato com sangue contaminado, como no uso compartilhado de drogas injetáveis, transfusões de sangue e tatuagens, ou na transmissão vertical de mãe para filho durante a gravidez.
VACINA E PREVENÇÃO
A vacina para hepatite A e B está disponível nas unidades de saúde e inclusa no calendário nacional de vacinação. A hepatite C ainda não tem vacina, portanto é importante não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar ou escovas de dente. Além disso, é muito importante usar camisinha em todas as relações sexuais.
TESTAGEM E TRATAMENTO
O SUS oferece tratamento para todos os tipos de hepatite. A recomendação do Ministério da Saúde é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento.
Para evitar aglomerações, neste ano não haverá um dia para testagem em massa da população. Entretanto, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/COAS) de Ourinhos está disponível para tirar dúvidas e realizar o agendamento do teste gratuito pelo telefone (14) 99739-8834.
Ouça esta reportagem em Podcast: