Desde o início do isolamento social desencadeado em março deste ano por conta da pandemia, a Prefeitura de Ourinhos vem desenvolvendo programas em todas as áreas para tentar conter o avanço da doença que já fez 60 vítimas em Ourinhos. São ações que vão desde a fiscalização para evitar aglomerações e estimular as atitudes de prevenção, até o acolhimento e auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade e o tratamento precoce da doença no Hospital Covid, estrutura que se tornou referência no Estado.
Até o dia 27 de dezembro Ourinho contabilizava 199 casos positivos e 3.369 pacientes curados.
Pacientes que estão internados no Hospital Covid de Ourinhos destacam a importância da implantação da unidade para o tratamento do coronavírus. Desde o dia em que foi inaugurado, em 17 de abril de 2020, mais de 1.000 pessoas já passaram pelo local que oferece 50 leitos para tratamento de casos suspeitos e confirmados, além de 4 leitos de estabilização de casos graves.
Valter Ronqui, motorista de caminhão, descobriu que estava com covid no Posto de Saúde da Vila Odilon. Ele achava que era dengue. “Senti canseira, fadiga, dor de cabeça.. Estou aqui no hospital há alguns dias, lugar muito bom. Me recupero para ir pra casa”.
O aposentado Pedro Soares Filho, diz que a covid o deixou fraco. “É uma doença que atrapalha a vida da gente, deixa a gente muito pra baixo. Nunca imaginei passar por isso. Onde as pessoas seriam assistidas se não tivesse esse hospital? É essencial prevenir-se, procurar ficar casa com a família. Agradeço a todos que me ajudaram aqui”.