Em funcionamento desde o mês de abril de 2020, o Hospital COVID implantado pela Prefeitura de Ourinhos para conter a disseminação do vírus na cidade, já atendeu 1.363 pacientes.
O Hospital, que tem realizado um trabalho de excelência no tratamento de pacientes com a doença, tem sido fundamental para salvar vidas.
É o caso do paciente Valdir Fermino, 56 anos, que foi internado com sintomas avançados da doença e temeu pelo pior. “Passei mal, cheguei aqui sem folego e tenho certeza que se não fosse o hospital eu já tinha morrido”.
A técnica de enfermagem, Joice de Campos, que atua no Hospital COVID há nove meses, acredita que se a Prefeitura não tivesse criado um hospital de campanha, a pandemia em Ourinhos estaria em um nível mais preocupante. “Sem o hospital, o cenário seria diferente, muito mais triste. Teríamos um número de mortes maior. O hospital tem aliviado bem a Santa Casa, que não teria espaço para tratar todos os pacientes”.
O Hospital Covid-19 é hoje uma referência na região para o tratamento da doença. O primeiro Hospital Campanha do Centro-Oeste Paulista tem 54 leitos para atender pacientes com sintomas ou que testaram positivo e quatro leitos de emergência para estabilizar os que necessitarem de transferência para a Santa Casa.