22 FEV 2014
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
PREFEITURA PEDE A COLABORAÇÃO DE TODOS NA CAMPANHA “NÃO OFEREÇA BEBIDA ALCOÓLICA, OFEREÇA AMOR”

O Governo Municipal de Ourinhos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, estão promovendo a Campanha “NÃO OFEREÇA BEBIDA ALCOÓLICA. OFEREÇA AMOR”, numa ação de prevenção do uso e abuso de bebidas alcoólicas por crianças, adolescentes e jovens de Ourinhos.

A proposta é ajudar pais a conversar sobre o consumo de bebidas alcoólicas com seus filhos. E para tal, o estímulo ao diálogo no âmbito familiar é imprescindível para que o tema não se torne um tabu e os jovens aprendam sobre os riscos do consumo indevido de álcool.

A preocupação com esse fenômeno do uso de álcool na adolescência tem mobilizado diversos setores da sociedade ourinhense em prol de ações de enfrentamento do problema.

Em 2013, o tema foi amplamente discutido em várias reuniões do CMDCA, inclusive com a participação da Delegada Ana Rute de Castro Bertolasso, que relatou as dificuldades de cumprimento da lei, tendo em vista que é muito difícil detectar as pessoas adultas que intermediam a compra de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes no comércio local.

A Delegada informa também que se suspeita que jovens estão fazendo o chamado ‘esquenta’, nome o qual é dado para o evento que realizam sem o conhecimento dos pais, onde bebem a noite inteira as bebidas alcoólicas compradas por maiores de 18 anos e divididas entre os menores. A Delegada relata que já identificou vários pontos de ‘esquentas’ em Ourinhos.

É importante lembrar que vender, fornecer ainda que gratuitamente, misturar ou entregar, de qualquer forma, para a criança ou adolescente, produtos que causem dependência física ou psíquica é crime, e a pena é de detenção de seis meses a dois anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.

A Campanha pretende conscientizar a sociedade sobre os malefícios do álcool para crianças e adolescentes. O Governo de Ourinhos e o CMDCA contam com a cooperação dos cidadãos preocupados com os jovens para o sucesso desta Campanha de esclarecimento à população.