26 FEV 2021
EDUCAÇÃO
Professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino participam da 1ª Formação Continuada de 2021

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou entre os dias 11 a 17 de Fevereiro, a 1ª Formação Continuada de Professores de 2021 com a equipe de Professores Formadores da pasta.

Seguindo os protocolos de distanciamento, cerca de 530 docentes, entre professores e coordenadores, foram divididos em pequenos grupos no Centro de Referência do Ensino Fundamental e em cinco escolas da Rede Municipal para o desenvolvimento do ciclo formativo.

Foram estudadas temáticas didático-pedagógicas orientadoras para o desenvolvimento da ação educativa inicial do ano de 2021, com destaque para o acolhimento inicial ao aluno, a ambientação à plataforma Google Classroom, os protocolos específicos de cada componente curricular, as práticas docentes iniciais e, a retomada do Organizador Curricular das Aprendizagens Essenciais para o ano de 2021.

O documento foi construído pelos próprios docentes da rede, sob a condução dos Professores Formadores e planejado durante o segundo semestre de 2020, seguindo os pareceres do Conselho Nacional de Educação, visando à reorganização curricular a partir das habilidades e expectativas de aprendizagem prioritárias para minimizar a lacuna cognitiva causada pela pandemia.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio de suas formações e, manifestando seu viés humanizador e sua intencionalidade pedagógica, tem como objetivo estruturar novas formas do trabalho docente e a organização didático-metodológica para a retomada do ano letivo, respeitando a concepção de um estudante em suas dimensões física, cultural, social, emocional e cognitiva.