26 FEV 2014
Carnaval 2014: “FESTA DO SAMBA” PROMETE NOVA ERA PARA O CARNAVAL OURINHENSE

O Carnaval está de volta a Ourinhos e com uma programação intensa. A iniciativa é da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura e vai acontecer no estacionamento do Parque Olavo Ferreira de Sá e na Pista de Arrancadas. Sob o mote de “Festa do Samba”, os quatro dias do Carnaval foram recheados de atrações diversificadas, mas sempre em torno do Samba.

A abertura está marcada para este sábado, às 21h, com um show especial com o cantor Luiz Ayrão, sucesso entre as décadas de 70 e 80 e que ainda está no circuito do samba nacional. Logo após, o grupo “Tô no Meio” assume o comando do samba até a madrugada.

FEIJOADA - No domingo, a Festa do Samba começa ao meio-dia com Feijoada com Roda de Samba. A culinária fica a cargo da APAB (Associação de Pais e Amigos da Escola Municipal de Bailado). Serão porções de 1kg de feijoada (para duas pessoas ou mais) com os acompanhamentos arroz, farofa, vinagrete e couve cozida ao preço de R$ 20,00. No centro da roda de samba, o grupo “Tô no Meio”. Os interessados em comprar antecipadamente a feijoada devem se dirigir à secretaria da Escola Municipal de Bailado, no Centro Cultural Tom Jobim.

Ainda no domingo, das 16h às 19h30, sobe ao palco da Festa do Samba a cantora Juliane Spina acompanhada do grupo “Pelas Tabelas”. Na sequência, entra em cena o grupo “Praça Onze”, idealizadores do projeto Samba & Botequim, sucesso há mais de 3 anos em Ourinhos. A música ao vivo vai até 23h30.

DESFILE - Na segunda-feira de Carnaval, o espaço será dos blocos e escolas de Samba de Ourinhos e região. A programação começa às 19h com um “esquenta” para o público presente que contará inclusive com arquibancada para assistir ao desfile. Por volta das 20h, um grupo de Maracatu formado por alunos e professores das Escolas de Música e Bailado abre a noite que propõe o resgate dos desfiles carnavalescos na cidade.

Em seguida, desce a “passarela do samba ourinhense” o bloco considerado o maior da região, o “Nóis de Riba”, da cidade de Ribeirão do Sul, estimado em mais de 300 componentes. Um trio elétrico vai reproduzir o samba enredo do bloco que promete colocar os foliões no clima do verdadeiro carnaval de rua.

Depois do “Nóis de Riba” será a vez da Escola de Samba Estação Primeira, de Piraju. Com aproximadamente 200 figurantes, e com bateria própria, a Estação traz a alegria e o samba no pé dessa agremiação que reúne pessoas tanto de Piraju quanto de Ourinhos.

A reboque da Estação Primeira de Piraju, entra na avenida a Escola de Samba Grande Ourinhos, comandada pela bateria do mestre Cidão do Samba. A agremiação, recém criada, traz ritmistas e passistas tradicionais da cidade e alas formadas por representantes da comunidade local, bailarinos da Escola Municipal de Bailado, alunos e professores do Curso de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura, entre outras alas e destaques. Interessados em sair nesta escola ou inscrever blocos podem procurar a Secretaria de Cultura, já em sua nova sede, à av. Rodrigues Alves, 170 (fone: 3322-3132 ou 3302-3344).

O fechamento do desfile de segunda-feira de Carnaval ficará a cargo da premiada Escola de Samba Juventude Alegre, de Piraju. Bastante estruturada e trazendo muito brilho, a J. A. trará especialmente para Ourinhos uma atração especial: o sambista Royce do Cavaco, que ao final do desfile promete um “gran finale” para o público presente.

MAIS SAMBA - A Festa do Samba finaliza sua agenda com o swing de Juliane Spina, Grupo “Pelas Tabelas” e grupo “Praça Onze”, na terça-feira de Carnaval, das 16h às 23h30.

A entrada para todos os eventos da Festa do Samba, inclusive o estacionamento privativo, serão gratuitos. Haverá praça de alimentação por conta dos voluntários da APAB. A renda será em benefício da viagem do Grupo de Bailado classificado para se apresentar no mês de maio em Nova Iorque (EUA).

ROYCE DO CAVACO

Royce do Cavaco, como o nome sugere, é cavaquinista, cantor e compositor brasileiro, considerado um dos maiores intérpretes de sambas-enredo. Ocupa o posto de intérprete oficial da X-9 Paulistana, escola para onde retornou depois de seis anos. Porém já teve passagens pela Águia de Ouro, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé e Tom Maior.