07 MAR 2014
“FESTA DO SAMBA” RETOMA TRADIÇÃO DE CARNAVAL DE RUA EM OURINHOS

O Governo de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, retomou a tradição do carnaval de rua na cidade. Sob o mote de “Festa do Samba”, os quatro dias do Carnaval foram recheados de atrações diversificadas.

Na primeira noite de carnaval, 01, os foliões ourinhenses e visitantes curtiram o show de Luiz Ayrão, que colocou para sambar adultos, jovens e crianças. Na sequência, o grupo “Tô no Meio” animou o público até a madrugada.

No domingo, 02, a Festa do Samba começou ao meio-dia com Feijoada com Roda de Samba. A culinária ficou a cargo da APAB (Associação de Pais e Amigos da Escola Municipal de Bailado). A festa continuou com Juliane Spina, acompanhada do Grupo Pelas Tabelas; e Grupo Praça Onze, que em 2013 se apresentou com o Projeto Samba e Botequim.

Na segunda-feira, aconteceu o desfile de blocos e escolas de samba da região. Blocos carnavalescos e Escolas de Samba desfilaram na pista de arrancada do Parque Olavo Ferreira de Sá. Tanto as arquibancadas quanto a praça de alimentação estiveram lotadas.

O desfile contou com um grupo de Maracatu formado por alunos e professores das Escolas de Música e Bailado, um dos maiores blocos da região, o “Nóis de Riba”, da cidade de Ribeirão do Sul, a Escola de Samba Estação Primeira, de Piraju, Escola de Samba Grande Ourinhos, comandada pela bateria do mestre Cidão do Samba e a Escola de Samba Juventude Alegre, de Piraju. Além disso, o evento contou com a participação do sambista Royce do Cavaco, intérprete oficial da X-9 Paulistana.

No último dia das festividades, 04, nova apresentação de Juliane Spina e Grupo Pelas Tabelas, e Grupo Praça Onze, durante o período da tarde e noite.

A prefeita Belkis Fernades destacou o trabalho da equipe organizadora. “Tudo foi devidamente organizado pela Secretaria de Cultura para que os ourinhenses pudessem desfrutar de uma ótima festa. Agradeço as pessoas que compareceram para prestigiar a programação preparada, com o apoio da população conseguimos retomar a tradição do carnaval de rua em Ourinhos”, ressaltou.

O secretário de Cultura Fernando Cavezzale demonstrou estar satisfeito com o evento. “Recebemos um ótimo feedback do público presente e inclusive de alguns ausentes. Pessoas que viajaram ou não puderam comparecer, parabenizaram pela organização devido a repercussão. Já observamos alguns aspectos para melhorarmos na próxima edição. Por exemplo, identificamos uma presença grande de famílias com crianças e iremos preparar um espaço exclusivo destinado ao público infantil para 2015”, informou.