11 MAR 2014
SAÚDE
MAIS DE 200 MULHERES FORAM ATENDIDAS EM AÇÕES ALUSIVAS AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No último sábado, 08, data em que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Centro de Saúde I, Postão, promoveu ações preventivas e orientativas à saúde da mulher, sendo que 210 mulheres foram atendidas. Algumas coletaram o exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau), outras agendaram seu exame de mamografia e todas receberam informações sobre cuidados com a saúde.

Representando a prefeita Belkis Fernandes esteve presente o vice-prefeito Dr. Gilberto Severino, que acompanhado do secretário municipal de saúde André Mello conversaram com as mulheres que foram até o Postão, inclusive ouviram depoimentos de algumas que disseram nunca ter feito o exame preventivo. “Foi uma grata surpresa ver que as mulheres atenderam nosso chamado e vieram fazer seu preventivo, solicitar o agendamento de sua mamografia. Muitas disseram nunca ter feito o Papanicolau e algumas que há mais de 10 anos não faziam, isso porque trabalham e durante a semana não conseguem ir até o Posto de Saúde. As ações do sábado foram um sucesso, aproveito para parabenizar toda nossa equipe que esteve empenhada e motivada e informo que já estamos inclusive pensando em outras propostas e projetos voltados à saúde da mulher”, destacou o secretário André Mello.

Quem também prestigiou o evento foi a presidente do Fundo Social de Solidariedade Fátima Dias Perino que em parceria com a Secretaria de Saúde levou as equipes da Escola da Beleza que gratuitamente fizeram corte de cabelo, escova em cabelo e maquiagem nas mulheres que foram até o Postão. A voluntária do FSS e coordenadora dos trabalhos com idosos no município, Madalena Grandini Saraiva também esteve presente.

Todas as mulheres foram recepcionadas por um delicioso café da manhã e por uma equipe motivada, que contou com o envolvimento do diretor do Centro de Saúde I Hamilton Moreira e da gerente do Centro de Saúde I Cristiane Mota Leme e da chefe do SAEDI (Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas) Marcela Caldeira. “Na verdade durante todo o dia as mulheres que procuraram o Postão para fazer seu preventivo, pedir o agendamento de sua mamografia ou tirar dúvidas, tiveram o ‘café da manhã’ durante todo o tempo à disposição. Conversei com uma mulher que estava emocionada, ela me falou que nunca participou de um dia como sábado, se sentiu acolhida, teve sua autoestima elevada, o que para nós, como enfermeira, é motivo de grande alegria, em poder dividir um pouco do nosso conhecimento em prol da saúde das mulheres”, disse Cristiane.

Além de realizar o exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau) e fazer o pedido de exame de mamografia, as mulheres receberam orientações sobre o autoexame das mamas; orientações referente a campanha da vacinação HPV em meninas de 11 a 13 anos que será de 10 de março a 10 de abril e fizeram a conferência da carteira de vacinação.

FUNCIONÁRIAS DA SAE TAMBÉM AGENDARAM SEUS EXAMES

Na semana passada a enfermeira Elaine Bittencourt Franco ministrou uma palestra às funcionárias da SAE, com informações sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero, uso de preservativos para evitar as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e receberam preservativos femininos, recebendo inclusive orientações sobre como utilizar o contraceptivo.

No próprio dia da palestra as mulheres da SAE já agendaram seu exame preventivo, sendo que algumas o fizeram no sábado e outras realizarão no decorrer da semana.

SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO DE MAMOGRAFIA E COLETA DO PAPANICOLAU

As mulheres que tem entre 50 e 69 anos de idade não precisam mais passar pelo médico para agendar sua mamografia. O procedimento pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde diretamente com as enfermeiras.

Já a coleta do exame preventivo, o Papanicolau pode ser feito em qualquer dia da semana em uma das unidades de saúde. No Postão a coleta é feita todo dia no período da tarde, após as 14h30.

É importante lembrar que é preciso que a mulher tenha em mãos seu cartão do SUS para solicitar e agendar seu exame.