08 ABR 2014
CULTURA
CULTURA ABRIRÁ NA QUINTA-FEIRA INSCRIÇÕES PARA MOSTRA SÉRGIO NUNES DE ARTES CÊNICAS

O Governo de Ourinhos informa que a Secretaria Municipal de Cultura abrirá nesta quinta-feira, 10, as inscrições das oficinas que serão realizadas durante a 6ª Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas.

As inscrições devem ser efetuadas na Secretaria de Cultura, localizada na Av. Rodrigues Alves, nº 170, ou no Curso de Teatro (Centro Cultural). Poderão participar da oficina pessoas com mais de14 anos de idade. O valor dos cursos será de R$ 20,00.

O público alvo destas oficinas não se limita a atores profissionais, pois o trabalho desenvolvido nestes exercícios é acessível ao público em geral, como estudantes, iniciantes em teatro, ou pessoas que buscam maior consciência corporal.

OFICINAS

Serão duas oficinas com número de vagas limitadas. A primeira será “O Corpo Individual e Coletivo no Espaço”, realizada pelo Núcleo Ás de Paus. Esta oficina será realizada nos dias 01 e 02 de maio (quinta e sexta-feira) das 14h às 18h), no Espaço Cultural Alternativo. Serão 20 vagas disponibilizadas.

O Núcleo Ás de Paus desenvolve suas criações cênicas a partir da direção coletiva. Para isso, entre vários métodos de pesquisa desta coletividade na criação teatral, a companhia descobriu que a linguagem do coro cênico (agrupamento de atores em cena, utilizado desde os primórdios do teatro grego) é uma ferramenta eficaz para o exercício da percepção espacial coletiva e unidade corporal/vocal dos atores, questões que normalmente são resolvidas pelo olhar externo de um diretor teatral.

Esta oficina visa oferecer aos seus participantes exercícios que desenvolvam a consciência corporal individual, como noções de base, eixo vertical, encaixes do corpo e transferência de peso corporal no deslocamento pelo espaço, para que os movimentos em cena fluam com o domínio de força e equilíbrio.

Os participantes também poderão vivenciar dinâmicas coletivas de coro que possibilitem a criação cênica a partir deste recurso de encenação.

Já a segunda oficina será "Que Palhaçada isso hein! - uma breve introdução ao mundo da Palhaçaria", promovida pela atriz e dupladora Cintia Rosini. A oficina acontecerá nos dias 03 e 04 de maio (sábado e domingo) das 14h às 18h, no Espaço Cultural Alternativo. Com 30 vagas disponíveis para interessados.

Na ocasião será apresentada uma breve introdução à técnica de treinamento de palhaços, por meio de jogos teatrais, jogos de improvisação, dinâmicas que trabalham a prontidão e desinibição, jogos de imaginação e físicos como introdução à linguagem do palhaço.

A responsável pela oficina, Cintia Rosini é formada em teatro pela Universidade Anhembi Morumbi, Locutora formada pelo Senac, em 2008 viajou para Paris para se especializar em Mimica, e de lá foi chamada para trabalhar como palhaço no Circo Il Florilégio, circo nacional Italiano, onde ficou até 2012 em turnê na África e hoje de volta a São Paulo se arrisca no mundo da Dublagem. Mas nunca esqueceu sua primeira formação com o grande mestre Sérgio Nunes Faria.