11 ABR 2014
ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA VILA DE CULTURA

A Prefeitura de Ourinhos informa que estão abertas as inscrições para participação nos cursos do projeto Vila de Cultura, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O período de inscrições irá até a próxima quinta-feira, 17.

Por meio deste projeto a Secretaria de Cultura irá oferecer diversos cursos para crianças e jovens de 6 a 17 anos dos bairros periféricos da cidade.

Inicialmente, os cursos oferecidos serão: danças urbanas, percussão, canto coral, teatro, desenho, pintura em tela e capoeira.

Os interessados em participar dos cursos poderão efetuar as inscrições, gratuitamente, no CRAS I(Centro de Referência de Assistência Social), localizado na R. Celestino Lopes Bahia, 1051 – Vila São Luiz. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Cultura, pelo telefone 3302-3344, ou pelo e-mail contato@culturaourinhos.com.

Projeto Vila de Cultura

O projeto Vila de Cultura objetiva a descentralização da cultura de Ourinhos, ou seja, levar os aprendizados artísticos e culturais para os bairros periféricos da cidade.

O Secretário Municipal de Cultura Fernando Cavezzale explicou que o projeto foi elaborado e passou por uma fase de planejamento durante 2013 para ser implantado este ano na cidade.

“Iniciamos em 2013 a fase de planejamento e prospecção. Primeiramente conversamos com as gerentes dos CRAS, objetivando levantar a realidade e o perfil de jovens e crianças dos territórios de abrangências dos CRAS. Inicialmente, o ideal do projeto era contemplar os 4 extremos da cidade que tem uma dificuldade de acesso aos bens e equipamentos culturais, como bibliotecas, teatro, escola de música e bailado. Além dos aprendizados artísticos e as vivências culturais”, informou.

A primeira região contemplada com o projeto da Vila de Cultura será a do CRAS I, que compreende os bairros da Vila São Luiz, Itajubi, Paineiras e Santa Fé. “Isso não quer dizer que apenas moradores dali podem frequentar os cursos. Caso alguma criança que não seja região poderá participar, embora abriremos unidades da Vila de Cultura nas demais regiões dos CRAS”, informou Cavezzale.

A segunda região que será contemplada será do CRAS IV, da Boa Esperança, Parque Minas Gerais e Jd. São Carlos. Além dos cursos com inscrições abertas, em breve, outros serão ofertados como: violino, viola de arco, contrabaixo acústico, violoncelo, saxofone, clarinete, trompete, trombone, flauta transversal.