25 ABR 2014
CIA BRASILEIRA DE BALLET ESTÁ INSTALADA EM OURINHOS

A Companhia Brasileira de Ballet, antes instalada no Rio de Janeiro, transferiu sua sede para Ourinhos, recebendo agora a denominação de “Cia Brasileira de Ballet Ourinhos”, em razão de a cidade ser referência na formação de bailarinos no Brasil e no exterior, inclusive exportando profissionais para outros centros.

A novidade foi anunciada pela prefeita Belkis Fernandes com o secretário de Cultura Fernando Cavezzale e a coordenadora da Escola Municipal de Bailado Terezinha de Paula “Tiririca”, juntamente com o responsável pela Cia Brasileira Jorge Teixeira à toda imprensa na tarde da última quarta-feira, 23.

A prefeita relembrou a história da Dança na cidade, que em 2013 completou 50 anos no município. “Ourinhos é referência. Atualmente a Escola de Bailado conta com cerca de mil alunos, que tem conquistado seu espaço no cenário da dança, se destacando inclusive com apresentações de alto nível em outros países”, destacou.

Com a instalação da Companhia em Ourinhos, uma nova perspectiva surgiu na cidade para os estudantes de dança. "Os jovens que optam pela dança, sejam meninos ou meninas, que vinham num aprendizado até uma certa faixa etária, depois evoluíam, formando grupos que a gente vê indo para a Letônia e Nova Iorque por exemplo, sendo premiados e trazendo orgulho para a nossa cidade, além de formação, agora há uma perspectiva inclusive de carreira para eles", ressaltou Cavezzale.

Para o diretor da companhia Jorge Teixeira, a escolha de Ourinhos para ser nova sede da Cia se deve a seriedade com que a dança é tratada na cidade, oferecendo todo suporte para que jovens talentos sejam descobertos. “Com a vinda da Cia pra cá, poderemos aproveitar esses talentos, possibilitando-lhes a profissionalização como bailarinos. Antes era preciso sair da cidade, do convívio com sua família, agora poderão permanecer aqui, além de podermos contar com incentivos à dança e cultura possibilitados por meio de convênios e programas do Estado de São Paulo. Já estamos instalados na cidade e a Cia trouxe para Ourinhos 6 produções e repertório. Enfim, consolidamos agora um namoro que acontecia desde 2007”, ressaltou.

A Cia Brasileira de Ballet se destaca no cenário das grandes companhias de dança do país, tendo realizado apresentações ao lado de companhias como o Kirov, Ballet Nacional de Cuba, Visky, e Cuban Classical Ballet de Miami. O sucesso pode ser atribuído a sua longa trajetória, a inquestionável qualidade, brilhantismo e técnica dos seus bailarinos, o que fora comprovado pelos ourinhenses na última semana com o belíssimo espetáculo “Lago dos Cisnes”.