30 ABR 2014
6ª MOSTRA SÉRGIO NUNES DE ARTES CÊNICAS COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA

Começa nesta quinta-feira, 01, a 6ª Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas. Ourinhos receberá espetáculos de todos os tipos, dos mais tradicionais aos mais vanguardistas.

A Mostra chega a 6ª edição mantendo o espírito de ser uma vitrine do que acontece no cenário nacional da dramaturgia.

O evento desse ano conta uma programação ainda mais inovadora. “A efervescência cultural de Ourinhos é uma característica marcante da cidade. Nossa programação anual é repleta de festivais e importantes eventos. Tenho certeza que a Mostra de Artes Cênicas será um sucesso. A programação desse ano está ainda melhor”, disse a prefeita Belkis Fernandes.

Este ano, além da Mostra propriamente dita, chamada Mostra Principal, o evento também contará com a Mostra Competitiva, na qual será dada a oportunidade aos grupos que ainda não estão na rota de apresentações pelo país, mas que já desenvolvem trabalhos sérios e inspiradores.

A Mostra Competitiva contará com as seguintes premiações, troféus para “Apreciação Popular” e segundo os jurados para: Atriz; Ator; Ator Coadjuvante; Atriz Coadjuvante; Direção, Cenário; Figurino, Sonoplastia e a premiação em dinheiro para o melhor espetáculo no valor de R$ 4.000,00.

Além dos espetáculos apresentados na Mostra Principal e Competitiva, o evento também contará com exposições e oficinas.

O artista plástico Jucelino Biagini traz para Ourinhos sua exposição “Máscaras”.

O artista preparou a exposição após a elaboração de máscaras em cerâmica e outros materiais como o papel e fibras naturais e seu processo criativo segue em alguns pontos a tradição africana, livrando-se de conceitos e convenções para criar seres do imaginário coletivo e tradicional criando uma mitologia muito própria. A exposição “Máscaras” é aberta ao público no saguão do Teatro Municipal Miguel Cury, a partir das 8 da manhã e a entrada é franca.

Já as oficinas são destinadas a atores profissionais, estudantes, iniciantes em teatro, ou pessoas que buscam maior consciência corporal. Serão duas oficinas com número de vagas limitadas. Uma será “O Corpo Individual e Coletivo no Espaço”, realizada pelo Núcleo Ás de Paus. Esta oficina será realizada nos dias 01 e 02 de maio (quinta e sexta-feira) das 14h às 18h), no Espaço Cultural Alternativo.

A outra oficina será "Que Palhaçada isso hein! - uma breve introdução ao mundo da Palhaçaria", promovida pela atriz e dupladora Cintia Rosini. A oficina acontecerá nos dias 03 e 04 de maio (sábado e domingo) das 14h às 18h, no Espaço Cultural Alternativo.

Por fim, a Secretaria de Cultura fechou uma parceria com o Bar Gor/me, para que depois das apresentações teatrais o público possa comentar, discutir ou simplesmente se deliciar com uma ótima música, com intervenções artísticas no Bar da Mostra.

“JUDAS EM SÁBADO DE ALELUIA” ABRE 6ª MOSTRA DE ARTES CÊNICAS

A montagem de “Judas em Sábado de Aleluia” é uma homenagem às primeiras comédias feitas no Brasil com linguagem genuinamente brasileira onde se unem as obras de dois pioneiros da nossa cultura, que influenciaram de maneira decisiva o cenário das artes no nosso país: Martins Penna e Chiquinha Gonzaga, ambos cronistas e críticos do Brasil no início do século.

Ao texto de uma das mais divertidas comédias do mais ilustre comediógrafo brasileiro, estão somadas 10 canções da grande maestrina, como Menina Faceira, Não Venhas, Lua Branca e Forrobodó.

As músicas, em sua maioria chorinhos, fazem parte da peça e são interpretadas ao vivo pelo elenco, com acompanhamento de piano, percussão e clarineta, em arranjos especialmente escritos para a peça.

É uma comédia muito leve calcada no engano, no disfarce e no quiproquó. Este tipo de material sempre atraiu a atenção das crianças, que se sentem, por um momento, mais espertas do que os personagens porque sabem quais as tramas de que eles são vítimas.

A peça retrata um soldado da Guarda Nacional que toma o lugar do boneco que será malhado como Judas no sábado de Aleluia e, disfarçado deste modo, descobre todas as falcatruas do dono da casa e a infidelidade de sua filha. O espetáculo tem como pano de fundo a cultura popular brasileira, a música do começo do século XX e os elementos constitutivos da formação do nosso povo; a classificação é livre.

O Núcleo Experimental é um grupo de artistas que se dedica a explorar novos autores e repensar os clássicos. Focando na busca de excelência artística, na formação e aperfeiçoamento de seus atores e na opção por textos que dialoguem com a sociedade contemporânea, uma de suas vertentes, é, também, explorar a relação entre a música e o teatro.

“Queremos que o conjunto de nossas atividades sejam uma plataforma para aquilo que a cultura pode oferecer de melhor ao povo de uma cidade: entretenimento aliado à inteligência, debate de ideias aliado ao prazer, experiência estética aliada a uma responsabilidade social”. Foram onze peças produzidas, catorze indicações a prêmios e um público de mais de noventa mil espectadores.

“Judas em Sábado de Aleluia” abre hoje as sessões de espetáculos no Teatro Municipal Miguel Cury, às 20h e 30 minutos, e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro pelos valores de dez reais a inteira e cinco reais para estudantes, professores e aposentados.