02 MAI 2014
CULTURA
“AINDA AQUI” É O ESPETÁCULO DESTA SEGUNDA-FEIRA DA 6ª MOSTRA SÉRGIO NUNES DE ARTES CÊNICAS

Continuando a jornada de espetáculos da 6ª Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas, nesta segunda-feira, 05, tem mais teatro em Ourinhos. Às vinte e uma horas no Teatro Municipal e dando continuidade à fase competitiva da Mostra, será a vez do espetáculo “Ainda Aqui”, com a Cia. Cerne da cidade do Rio de Janeiro,

O espetáculo foi criado a partir do versículo bíblico “Da mesma boca procedem benção e maldição” (Tg 3, 10), Ainda Aqui tem como protagonista o trabalho do ator e promove uma reflexão sobre papéis representados pela palavra – dita ou ausente – nas experiências humanas.

Com vários personagens compostos por apenas dois atores, é a partir das entranhas de uma família – desde a sua gênese – que tais reflexões se desenvolvem. O relacionamento intenso de seus membros é marcado por pausas e rupturas que delineiam o percurso das personagens, criando assim as condições necessárias para o debate proposto. Esta família funciona como alter ego da Sagrada Família, evidenciando suas características não convencionais – ainda que latentes – e que, por possuírem elementos não idealizados, acabam por reforçar a presença do divino, justificando, portanto, a adjetivação “Sagrada”. Surge, neste entremeio, a relação da palavra com a memória, enfatizada como mal de Alzheimer, vivida pela personagem Maria, que, através de lapsos e falhas, reconstrói certezas e permite a criação de novos signos dentro de uma complexa estrutura familiar.

A Cia. Cerne foi fundada em março de 2013, com o intuito de realizar experimentos culturais que tenham como elemento de pesquisa a relação entre teologia, artes plásticas e artes cênicas. É missão da companhia buscar a criação de uma linguagem estética própria que se sirva de referências religiosas como temas possíveis ao fazer teatral. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Teatro Municipal ao valor de oito reais e quatro reais a meia entrada. O espetáculo é indicado para maiores de quatorze anos.

Amanhã é o último dia da Mostra Competitiva -mas não da 6ª Mostra de Artes Cênicas Sérgio Nunes - e teremos o espetáculo “Números”, com a Companhia Palhaços de Rua de Londrina / PR, dezessete horas na praça Melo Peixoto com entrada franca e para todos os públicos.