06 MAI 2014
CULTURA APRESENTA “MADAME BUTERFLY” DOMINGO, DIA DAS MÃES, NO TEATRO

No próximo domingo, 11, Dia das Mães, às 18h, será apresentada no Teatro Municipal Miguel Cury a ópera “Madame Butterfly”, com entrada franca. A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o programa da Secretaria de Estado da Cultura “Ópera Curta”, que leva ao interior e litoral versões de óperas adaptadas de títulos famosos.

No sábado, 10 de maio, acontece o encerramento da 6a Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas, com premiação dos vencedores da mostra competitiva e show do músico Luiz Pinheiro, mas já no dia seguinte, acontece mais essa programação da Secretaria de Cultura. “Já tivemos no ano passado outra ópera curta e neste ano casamos a apresentação com o Dia das Mães, um forma de presentear com cultura todas elas”, afirmou o secretário de Cultura, Fernando Cavezale. Segundo ele, o horário das 18h também foi escolhido para não conflitar com os tradicionais almoços do Dia das Mães nem com as programações noturnas do domingo, viabilizando que mais pessoas possam apreciar o espetáculo.

A ópera “Madame Butterfly – contada e cantada” é baseada na ópera homônima Madama Butterfly de Giacomo Puccini (1858–1924). Na versão original, Cio-Cio San matou-se segundos antes de Pinkerton, em desespero alucinado, gritar seu nome ao chegar à sua casa em Nagasaki, para onde fora determinado a acolher seu filho e da jovem japonesa, levando-o para os Estados Unidos.

O espetáculo adaptado se passa entre os anos 1904 e 1928, e conta a história de Madame Butterfly sob o ponto de vista do que aconteceu com o filho de Cio-Cio San e Benjamim Pinkerton, depois que foi levado para a América e como lhe foi contada a trágica história de sua mãe anos mais tarde. As circunstâncias levaram Butterfly a viver um longo período de privações.

Nesta montagem, a Cia de Ópera Curta apresenta os principais trechos musicais da ópera, ligados por um texto de teatro. A direção artística do espetáculo é assinada por Cleber Papa e Rosana Caramaschi. O responsável pela direção musical, assim como pela adaptação das partituras originais é o maestro convidado Branco Bernardes com a supervisão musical do maestro Luís Gustavo Petri.

De acordo com a Secretaria de Cultura, não é necessário retirar ingressos, basta comparecer ao Teatro até 18h, horário de início do espetáculo.