10 MAI 2014
CULTURA
MOSTRA DE ARTES CÊNICAS CHEGA AO FIM NESTE SÁBADO COM GRANDES ATRAÇÕES E PREMIAÇÕES

A 6ª Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas chega ao seu final com um sábado recheado de atrações nas mais variadas cenas, tanto na teatral, como musical.

Às 19 horas no Ginásio Caiuá, anexo ao Ginásio de Esportes do Monstrinho, acontece a peça teatral “Conselho de Classe” com os cariocas da Companhia dos Atores. A história se passa em uma escola pública do centro carioca, em que uma reunião de professores é desestabilizada pela chegada de um novo diretor.

O encontro faz eclodir dilemas éticos e pessoais em meio a decisões que se confundem nas relações de poder da instituição. O espetáculo conversa com humor ácido sobre a realidade atual do ambiente escolar, em um diálogo acerca da educação no Brasil. Do enredo brota a pergunta: quem deseja trabalhar em uma escola pública? Se o professor é mal remunerado, que tipo de sociedade está sendo construída?

O espetáculo é comemorativo aos 25 anos da Cia. dos Atores, que foi formada em mil novecentos e oitenta e oito pelos atores: Bel Garcia, Drica Moraes, César Augusto, Gustavo Gasparini, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro, conta com o ator e também diretor da Cia. Enrique Diaz. O Objetivo da Cia. é suprir uma necessidade de estudar e experimentar novas possibilidades da cena teatral.

Neste caminho de pesquisa e renovação permanente, a Cia. possui mais de uma dezena de trabalhos realizados, além de vários prêmios e uma carreira nacional e internacional. Os atores todos influem nos resultados dos trabalhos e trazem contribuições, o que acarreta em um forte trabalho colaborativo, sob a coordenação e direção de Enrique.

Outro ponto marcante é a antropofagia ampla, geral e irrestrita, onde tudo pode ser apropriado e reciclado para um espetáculo, e em sua estética há a combinação de vários fluxos narrativos numa só peça.

Saindo do palco alternativo, e voltando ao palco do Teatro Municipal, às 21 horas, acontece a premiação da Mostra Competitiva onde serão conhecidos os vencedores das premiações de: Melhor Espetáculo eleito pelo público, e os destaques em cada categoria de acordo com o Júri Especializado: Melhor espetáculo, Melhor Ator, Melhor Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Direção, Cenário, Figurino, Sonoplastia e Iluminação, além do melhor espetáculo pelo júri popular.

Logo após a premiação, Luiz Pinheiro e a banda Nômades Urbanos arrebatam o público com canções de seu cd “3,1415...” e algumas outras de seus discos anteriores. Luiz Pinheiro é psicanalista, poeta, compositor e decantor; nasceu em Minas Gerais, mas passou boa parte de sua vida em Ourinhos. Suas músicas já foram gravadas por Cássia Eller, Arrigo Barnabé, Luiz Gayotto e Vanessa Bumagny (com quem tem várias parcerias) e Vânia Bastos, que foi a primeira a gravar uma de suas canções.

O show tem a direção artística do próprio Luiz e de Sebastião Apollônio, e parte de elementos acústicos e eletrônicos, sendo os arranjos de sua própria autoria e de Valter Gomes, conferindo às composições uma harmonia contemporânea que valoriza o rigor poético em suas letras. A banda Nômade Urbanos é composta pelo guitarrista e diretor musical Valter Gomes, do baixista Sandro Prêmmero e do baterista Luciano Nogara.

Vale lembrar que o espetáculo Conselho de Classe, a Premiação da Mostra Competitiva e o show de Luiz Pinheiro são aconselhados para maiores de doze anos e as entradas são francas (a disposição para serem retiradas no Teatro Municipal). A 6ª Mostra Sergio Nunes de Artes Cênicas é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura. Maiores Informações no 14- 3302-1400 ou 14- 3302-3344.