27 SET 2023
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Assistência Social investe em capacitação permanente para seus servidores
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social tem realizado esforços contínuos para proporcionar aos funcionários públicos da pasta atualizações profissionais, cursos, articulação com órgãos de outros municípios, estado e no âmbito federal.

Em um momento que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) passa pela sua reconstrução e luta por um novo direcionamento em busca de sua efetividade, permanência e financiamento constitucional, é muito importante que os trabalhadores estejam atentos ao movimento e participem levando suas contribuições, percepções e vivências cotidiana nos territórios.

Neste ano de 2023, o município enviou representantes para eventos e capacitações em Assis (Encontro Regional de Psicologia e Assistência Social), Marília (Conselho de Segurança Alimentar e Nutrição – COSAN; Dia do Assistente Social), Bauru (visitas técnicas de Centro Pop e Centro de Convivência do Idoso), Botucatu (COSAN), Avaré (Cadastro Único), Votuporanga (Coegemas), Barretos (COSAN), Campinas (Simpósio de Acolhimento Familiar), São Paulo (CadÚnico), Curitiba (Encontro Nacional de Ass. Social) e Rio de Janeiro (Congemas Sudeste). Nas próximas semanas há novas participações previstas para eventos em Cândido Mota (Encontro Regional do CREAS) e nas Conferências Estadual e Nacional de Assistência Social.

Há ainda outras iniciativas locais já realizadas, como a Conferência Municipal de Ass. Social e o Dialogando SUAS. Além disso, neste segundo semestre as professoras Marcia Lopes e Maria Luiza Amaral Rizzotti, de Londrina/PR, estão realizando uma supervisão técnica focada na melhoria do ambiente de trabalho e dos serviços oferecidos pela Assistência nos CRAS.

“A capacitação profissional é uma das melhores formas de desenvolver as habilidades dos trabalhadores. Neste ano, com a mudança dos governos federal e estadual, estão acontecendo muitas reuniões e diálogo, um momento de reestruturação da política de assistência social para melhor atender a população em situação de vulnerabilidade”, disse a secretária Viviane Barros.