11 DEZ 2023
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Deputado Arlindo Chinaglia visita Ourinhos para conhecer trabalho da Assistência Social
Nos últimos anos, sob a liderança do prefeito Lucas Pocay, Ourinhos vive um novo momento na Administração Pública que vem chamando a atenção de autoridades na região e até nacionalmente. Um dos setores que passou por grandes transformações foi o da Assistência e Desenvolvimento Social, que estão sob os cuidados da secretária Viviane Barros e do adjunto Hamilton Azevedo.

Mais um exemplo deste reconhecimento aconteceu no dia 1º de dezembro, com a visita do Deputado Federal Arlindo Chinaglia (PT/SP) durante toda a manhã, numa passagem pela região que antecedeu sua participação na Cúpula Social do Mercosul, iniciada no dia 4. O prefeito da cidade de Queiroz, Walter Rodrigo da Silva, realizou a interlocução com o deputado após conversar e trocar experiências com Viviane e Hamilton.

Chinaglia visitou o CRAS II, o Núcleo de Apoio ao CRAS II no CEU do Recanto dos Pássaros, o CRAS I e o Restaurante Popular, onde pode conversar com os trabalhadores da rede, com os usuários e ver as atividades e políticas públicas em ação.

“Nossa gestão tem como foco melhorar a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. Quando o prefeito Lucas Pocay tomou a decisão de confiar a mim e ao Hamilton a gestão da Secretaria, ele uniu pessoas com trajetórias e vivências muito diferentes, que poderiam até parecer conflitantes, mas na verdade são complementares”, explica Viviane.

Como foco na união e no diálogo, o trabalho da Assistência cresceu como nunca antes. Os CRAS voltaram a ganhar vida, passaram por reformas e contam com atividades gratuitas para todas as idades. O Restaurante Popular saiu do papel com recursos do próprio município. Os programas sociais são geridos com seriedade, no intuito de manter os cadastros atualizados e alcançando quem mais precisa. A cidade teve investimentos recordes nas relações com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). E outras novidades e ampliações estão previstas.

“Nossos propósitos não são individuais, mas coletivos. Num ambiente com divisão e onde as pessoas deixam de lado quem mais precisa, não há como colher estes resultados que nos orgulham tanto. Queremos dialogar e juntar forças com todos que estão dispostos a contribuir com este projeto, como temos mostrado. A visita de um político importante no cenário nacional como o deputado Arlindo mostra o alcance do nosso trabalho e que ele deve continuar”, concluiu a secretária.