22 MAI 2014
AMES FAZEM CAMPANHA PARA DETECÇÃO DE DOENÇA PULMONAR

Para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco (comemorado em 31 de maio), os quatro Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) localizados nas cidades de Bauru,Itapetininga, Ourinhos e Tupã realizam campanha aberta para busca ativa de tabagistas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Em Bauru, Itapetininga e Ourinhos a campanha acontece na segunda-feira, 26 de maio, das 9h às 15h. Em Tupã, o evento será no dia 28. Podem participar tabagistas e ex-fumantes acima de 40 anos.

No dia, as equipes dos AMEs vão aplicar questionário e realizar testes da função pulmonar na população participante. Nessa primeira avaliação, também conhecida como “teste do sopro”, o procedimento permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões. É um teste simples e sem dor. Quem apresentar alteração terá consulta agendada com pneumologista do próprio ambulatório para confirmação de diagnóstico e definição de tratamento.

SOBRE A DOENÇA

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado da DPOC, doença que anualmente causa cerca de 40 mil mortes no Brasil e é a quarta causa de morte no mundo. Os primeiros sinais (cansaço, tosse, pigarro e falta de ar) são confundidos com sinais do envelhecimento, fazendo com que o diagnóstico correto só seja feito quando o pulmão do paciente já está bastante comprometido. Entre os sintomas mais comuns estão: tosse, produção de catarro, falta de ar e a consequente limitação para exercícios físicos simples, como subir escadas ou caminhar.

Embora pouco conhecida, a DPOC está entre os problemas mais comuns relacionados ao tabaco e, segundo o Consenso Brasileiro de DPOC, já afeta cerca de 5,5 milhões de pessoas no Brasil. De acordo com a médica pneumologista Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, da Famesp, 99% dos casos de DPOC têm como causa a inalação de fumaça.

SERVIÇO:

Campanha aberta para busca ativa de tabagistas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Quando: 26 de maio, das 9 da manhã às 3 da tarde

Onde? Nos AMEs administrados pela Famesp em Bauru, Itapetininga e Ourinhos

BAURU: O AME Bauru fica na rua Rubens Arruda, quadra 07.

ITAPETININGA: O AME fica na rua Pedro Marques, 723 – Centro.

OURINHOS: O AME Ourinhos fica na avenida Vitalina Marcusso, 1.550 Jd. Paineiras.

EM TUPÃ: Na cidade de Tupã, a campanha acontece no dia 28 de maio, das 8h às 16 horas, juntamente com a II Feira da Saúde, que comemora 4 anos de atuação daquele ambulatório. O AME de Tupã fica na Rua Mandaguaris, Nº 970, Centro. O evento é aberto ao público.

FOTO: Na foto, a técnica de enfermagem Cibele Alcarria realiza teste de função pulmonar em paciente do AME Bauru.

CRÉDITO FOTO: Natália Sforcin/ ACI-Famesp