24 MAI 2014
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
PRIMEIRA MULHER MOTORISTA DA PREFEITURA RECEBE HOMENAGEM

A prefeita Belkis Fernandes recebeu na tarde da última quarta-feira, 21, a primeira mulher motorista da Prefeitura de Ourinhos Liliane Maria de Souza, aprovada em concurso público e nomeada para atuar na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Liliane foi recepcionada no gabinete pela prefeita Belkis e pela Secretária de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha”, que deram as boas-vindas a nova motorista.

“Quero desejar a você as boas-vindas, que você tenha uma trajetória de sucesso, que Deus abençoe o seu trabalho. Receba nosso carinho por meio destas flores já que você é a primeira mulher motorista da Prefeitura. Desde o dia que eu soube da sua aprovação fiquei muito feliz, já que também sou a primeira mulher a assumir a prefeitura de Ourinhos”, enalteceu Belkis.

CONFIRA A ENTREVISTA COM LILIANE, A PRIMEIRA MOTORISTA MULHER DA PREFEITURA:

Fale sobre sua aprovação no concurso público da Prefeitura:

Liliane: Em 2010 prestei o concurso e foi aprovada, mas devido à colocação que fiquei achei que não seria chamada, mas como o concurso foi prorrogado por mais 2 anos, no ano passado começaram a chamar novamente e comecei a acompanhar o Diário Oficial. No final de dezembro chamaram o candidato que estava na 47ª colocação, com isso me animei, porque eu era a número 48. No dia 06 de maio saiu a minha convocação e na sexta-feira, dia 16 me apresentei no Pátio e desde então me encaminharam para a Secretaria de Assistência Social e estou no CRAS IV no Pq. Minas Gerais.

Como surgiu sua vontade em se tornar motorista?

Liliane: Sempre gostei de dirigir. Tenho foto pequena no fusquinha do meu pai. Sempre gostei de carro, nunca gostei de boneca (risos). Sempre tive curiosidade e perguntava pro meu pai como fazia isso e aquilo, então aprendi a dirigir cedo e quando completei meus 18 anos queria tirar minha habilitação. Tive a oportunidade de fazer o curso de instrutora de auto-escola, tirei carta de carro e moto e fui atuar na área, para ensinar o pessoal. Depois tive a curiosidade de aumentar minha carta, passei para a categoria D que é para dirigir ônibus, mas ainda tenho a intenção de tirar a categoria E que é para dirigir carreta.

Como foi a sensação de ser chamada para atuar como a primeira motorista mulher da Prefeitura?

Liliane: A sensação de chegar no Pátio foi muito boa. A gente fica lisonjeada porque lá só tem homem, não tem mulher e o pessoal fica olhando pensando que vou fazer alguma coisa. Mas eu me garanto, dirijo muito bem.

Você contou com apoio da sua família para assumir esta função e quebrar o paradigma de que para ser motorista tem que ser homem?

Liliane: Eu sou casada há 4 anos, tenho duas filhas, uma de seis meses e outra de 1 ano e 8 meses e meu marido sempre me deu muito apoio. Meu pai é motorista da Prefeitura há 26 anos e como sempre cresci vendo o trabalho dele, sempre fui curiosa e gostei das máquinas. Dirigir é o que gosto de fazer. Tenho apoio do meu pai, da minha mãe e se precisar viajar estamos ai, tem GPS agora. (risos).

Que mensagem você deixa para que outras mulheres possam seguir seu exemplo?

Liliane: Se você tem um sonho, se você gosta, temos que quebrar a barreira do preconceito. Não é aquilo da mulher não pode, que a mulher tem que ficar com a barriga no fogão, no tanque. O homem também pode, por que não? Acho que todos podem fazer, as mulheres tem que dominar mesmo. Temos a primeira mulher prefeita, a primeira presidenta e aqui em Ourinhos agora temos a primeira mulher motorista. Fico muito lisonjeada. Fui muito bem recepcionada, estou feliz no setor que estou trabalhando e agradeço a todos pela oportunidade.