24 MAI 2014
OURINHOS ATINGE VACINAÇÃO DE MAIS DE 70% DOS GRUPOS DE RISCO CONTRA GRIPE

A Secretaria Municipal de Saúde informa que devido a decisão do Ministério da Saúde foi prorrogada a campanha de vacinação contra a gripe. A prorrogação aconteceu para que os municípios de todo o Brasil possam atingir uma cobertura mínima de 80% entre os grupos prioritários para imunização, que é a meta estabelecida pelo Governo Federal.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, até a última quinta-feira, 22, haviam sido vacinadas 16.870 pessoas, o que corresponde a 71,79% dos grupos alvo da campanha.

Os grupos de risco que devem ser imunizados são: idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde. Além de pessoas que têm doenças crônicas do fígado, pulmonares, neurológicas, cardíacas, renais ou diabetes, imunossupressão, assim como transplantados.

A Vigilância Epidemiológica alerta que as gestantes, bem como os idosos e doentes crônicos, procurem o quanto antes os postos para tomar a vacina, uma vez que são pessoas com maior possibilidade de evolução para quadros graves com risco de morte. Além de que, estes têm sido os grupos com menor procura da vacina.

A campanha se estende até o dia 30, mas é preciso tomar a vacina o quanto antes, pois ela demora 15 dias para conferir imunidade. No período de frio aumentam as chances de contágio da doença.

Caso você se encontre em algum desses grupos da cobertura vacinal, favor dirigir-se até o dia 30 de maio ao posto de saúde mais próximo com sua carteira de vacinação para se imunizar contra o vírus da Influenza.