29 MAI 2014
OURINHOS RECEBE CINEMA ALTERNATIVO NESTA SEXTA-FEIRA, 30

Dando continuidade às atividades do programa Pontos MIS, do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, na próxima sexta, 30, o Teatro Municipal Miguel Cury será transformado num verdadeiro cinema. Serão exibidos os filmes Somos Todos Ilhas (curta metragem) e o longa Persepolis.

O curta-metragem nacional "Somos Todos Ilhas" retrata a história da personagem Paula e de suas tias.Elas estão passando as férias na casa de veraneio da família, em um lugar onde o rio encontra o mar. Entretanto, nos quatro dias de viagem, a maré sobe e elas ficam ilhadas.

A partir disso, as mulheres mergulham em suas memórias para redescobrir o prazer de estar em família. O filme foi lançado em 2012 e tem roteiro e direção assinada pelo cineasta Pedro Martins Karam. "Somos Todos Ilhas" foi vencedor das categorias direção, roteiro, arte e fotografia do Prêmio Histórias Curtas 2012.

Já Persepolis é uma animação baseada na premiada história em quadrinhos de mesmo nome. Conta sobre as experiências de sua autora, nascida no Irã e testemunha da revolução islâmica que mudou para sempre o país, causando um retrocesso nos costumes nacionais.

Ser adolescente no Irã islâmico, ainda mais num Irã que costumava ser tão secular quanto qualquer nação ocidental, e de repente se transforma numa teocracia ultra conservadora, não é tarefa simples, e o filme deixa isso muito claro.

Por outro lado, ele também levanta uma questão: seja como for, as pessoas desenvolvem uma profunda ligação com seus locais de origem. Nossa nacionalidade também ajuda a definir quem somos.

O filme é recomendado para maiores de 12 anos. A exibição é gratuita, e acontece dia 30, às 20h, no Teatro Municipal Miguel Cury.