29 MAI 2014
CULTURA
SECRETARIA DE CULTURA RECEBE O TEATRO DE TÁBUAS QUE TRAZ ESPETÁCULO FOLCLÓRICO PARA OURINHOS

Nesta sexta-feira, 30, Ourinhos receberá o Teatro de Tábuas (Campinas/SP) com o Projeto Canções Populares, que contará a Lenda da Mãe do Ouro. O objetivo é valorizar as lendas populares nacionais contadas e cantadas em um espetáculo cênico-musical vibrante, ao ar livre, que resgata o espírito coletivo das festas folclóricas.

A apresentação será realizada em forma de cortejo, iniciando o 1º ato as 10h em frente a EMEF Profª Nilse de Freitas, passando com o 2º ato pela Praça da ETA (Estação de Tratamento de Água) e finalizando o 3º ato próximo a EMEF Profª Amélia Abujamra Maron.

A intenção é que o público acompanhe todo o percurso do cortejo. Este projeto conta com a parceria do Teatro de Tábuas, da Duke Energy e da Prefeitura Municipal de Ourinhos, através das Secretarias da Educação e da Cultura.

A lenda da Mãe-de-Ouro faz parte do folclore brasileiro e surgiu provavelmente, no auge da época do Ciclo do Ouro (século XVIII), sendo muito popular no interior das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil.

Trata-se de uma personagem que se apresenta como uma bola de fogo que indica os locais onde se encontram jazidas de ouro que não devem ser exploradas pelo homem. Desta forma, é uma espécie de protetora destes depósitos naturais do minério.

Às vezes, pela madrugada essa bola de fogo se transformaria também em uma belíssima mulher com um vestido longo de seda branco e com cabelos dourados refletindo luz e voando pelos ares. Há também versões de que a Mãe-de-Ouro atue como uma defensora das mulheres que são maltratadas pelos maridos.

De acordo com a lenda, a Mãe-de-Ouro atrairia estes homens casados para uma caverna, libertando assim as esposas destes maridos maus e colocando em seu caminho homens bons.

FOTO: Ourinhos receberá o Teatro de Tábuas com o Projeto Canções Populares que contará a Lenda da Mãe do Ouro