Na tarde desta quarta-feira (17), foi realizado o evento de assinatura da Agenda Jovem SP no plenário da Câmara Municipal de Ourinhos. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo desenvolver ações voltadas à juventude, além de coordenar equipamentos estratégicos como o Espaço Juventude.
A Agenda Jovem é pautada em princípios como a promoção da autonomia dos jovens, valorização da diversidade, participação política e social, desenvolvimento integral e incentivo ao diálogo intergeracional. O decreto que institui o programa prevê projetos em diferentes eixos temáticos, como: cidadania, educação, saúde, cultura, esporte e lazer, trabalho e renda, igualdade, liberdade de expressão, sustentabilidade, mobilidade, segurança pública e acesso à justiça.
“Sabemos que a internet trouxe coisas ruins, mas também temos que valorizar as coisas boas, como a participação dos mais jovens na política. Eu, que entrei na política ainda jovem, ouvi de muitos que não daria certo, que não ia vencer as estruturas existentes. Vocês já estão no caminho, entendam as coisas e não deixem de ouvir as vozes da experiência, que também chegarão onde almejam”, aconselhou o prefeito aos jovens presentes na plateia.
“Estamos dialogando com o Executivo Municipal para que haja uma estrutura transversal e horizontal que trabalhe e articule políticas para e com os jovens. Com o legislativo, dialogamos para a criação do Parlamento Jovem. E também temos as ações com as organizações da sociedade civil que trabalhem com o protagonismo jovem”, disse o Coordenador Estadual da Juventude, Juliano Borges.
O evento na Câmara foi promovido pela Frente Parlamentar em Combate à Pedofilia, Assédio Sexual e à Violência contra Criança e Adolescente, presidida pela vereadora Raquel Spada e com os vereadores Gil Carvalho e Wesley Carlos como membros.