A Casa da Mulher Paulista, local sob responsabilidade da Prefeitura de Ourinhos, espaço dedicado ao acolhimento, fortalecimento e transformação da vida de mulheres, está realizando em dezembro dois cursos 100% gratuitos: Personal Organizer e Artesanato em Couro.
O curso de Personal Organizer iniciou no dia 3 e encerra seus trabalhos no dia 15, sob os ensinamentos da artesã autônoma e instrutora Fernanda Nogueira de Queiroz. Durante as aulas, ela dá dicas valiosas sob os fundamentos da organização, setorização de ambientes, manutenção dos procedimentos adotados e conceitos como a triangulação.
Para Fernanda, o curso atende tanto quem deseja atuar profissionalmente quanto quem quer melhorar a rotina pessoal. A organização, segundo ela, proporciona mais tempo, mais tranquilidade e melhora significativa no humor e no rendimento diário: “Principalmente para as mulheres, o impacto é imediato. É difícil começar o dia bem quando a casa está bagunçada. A organização melhora o fluxo da casa, da mente e da vida”, afirma.
Já o curso de Artesanato em Couro foi iniciado na última segunda-feira (8) e será encerrado nesta quinta-feira (11). O professor responsável é o serralheiro e instrutor Marcos Aoki, a partir da parceria com o SENAR e o Sindicato Rural. Ele está ensinando os conceitos básicos do trabalho em couro e a confeccionar diferentes peças como uma bolsa, chinelo, cinto e porta retrato.
Ao final do curso, cada participante leva para casa os itens que confeccionou. Marcos destaca que, a partir daí, os alunos têm liberdade para usar, doar ou vender as peças. Além disso, o artesanato pode se tornar uma renda extra: “Já tivemos várias situações em que conseguimos encaminhar pessoas para continuar no ofício”, conta.
Um dos principais diferenciais do artesanato é não ter um padrão fechado industrial: “Duas pessoas nunca fazem duas peças iguais. Mesmo eu instruindo todos da mesma forma, o resultado final sempre varia. Isso é o mais interessante do artesanato”, explica o professor.
Acompanhe os próximos cursos gratuitos disponíveis na Casa da Mulher Paulista pela página no Instagram (@casa.da.mulher.paulista.our) ou faça uma visita no local: Av. Getúlio Vargas, 1480 – Jd. São Silvestre, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.