18 SET 2013
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Campanha de Defesa dos Direitos com Pessoas com Deficiência tem início com conscientização de adolescentes

Nesta segunda feira, 16, teve início a Campanha de Valorização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência “OLHA EU AQUI! DE NOVO”, promovida pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF).

A primeira atividade da campanha foi uma roda de conversa com adolescentes dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS, que aconteceu na Faculdade Estácio de Sá. Inicialmente a assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social Maria Inês Francisco explanou sobre aos objetivos da campanha e os diferentes tipos de deficiência.

Em seguida as Assistentes Sociais da APAE Daniel Ap. Pariz Trintinália e Natália de Paula Arantes Dias apresentaram o trabalho realizado com as pessoas com deficiência intelectual naquela entidade. Ao final do 1º dia da campanha, para sensibilizar os presentes sobre as dificuldades enfrentadas no cotidiano da pessoa com deficiência, por causa das barreiras físicas e atitudinais (barreira que interfere na aprendizagem ou demais ações do cotidiano da pessoa com deficiência), a equipe da AADF realizou a dinâmica “Vivenciando as Diferenças”.

Os adolescentes andaram pela faculdade e realizaram tarefas diversas em cadeira de rodas, com olhos vendados, de muletas e outros equipamentos ortopédicos. Ao final, os participantes, em seus próprios relatos, disseram que puderam sentir em pouco tempo que a falta de acessibilidade impede o indivíduo com deficiência a usufruir de todos os recursos com igualdade de oportunidades.

A equipe da AADF que desenvolveu a dinâmica foi formada pela assistente social Franciele Cristina Ribeiro, a enfermeira Elisiane Fernandes de Souza, a psicóloga Josiane Ap. Rodrigues, a fonoaudióloga Ana Claudia Santos Sorace, a pedagoga Andrea Candido Silvestre Correa e a fisioterapeuta Vera Giovana S. De Oliveira Camargo Bueno.

Durante esta semana os adolescentes farão a divulgação, por meio de panfletos, dos direitos da pessoa com deficiência nas regiões dos CRAS. Na próxima segunda-feira, 23, a campanha contará com o Seminário: “Direitos da Pessoa com Deficiência: Uma história de luta por uma política inclusiva”, ministrado pela Deputada Célia Leão, apresentações esportivas e culturais.

Programação:

23.09.2013 – Segunda-feira

Local: Faculdade Estácio de Sá

13h30 – Recepção e Abertura

14h – Seminário: “Direitos da Pessoa com Deficiência: Uma história de luta por uma política inclusiva”.

Palestrante: Deputada Célia Leão

15h – Dança Carimbó – Projeto de Convivência da APAE

15h15 - “Deficiência e Eficiência, quem é o sujeito?” - Direção Karina Zimmerman (Teatro Fórum – Teatro do Oprimido), com alunos do Curso de Teatro da Secretaria de Cultura

16h – Coffee Break

16h20 – Apresentação Esportiva da AADF com o grupo de Handebol sobre Rodas “Superação sem Limites”

27.09.13 – Sexta-Feira

Local: AERO – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ourinhos

19h – 3ª AADFest Balada Inclusiva

Promoção: Associação de Assistência ao Deficiente Físico – AADF

Entrada: Os interessados em participar do evento deverão entrar em contato com a AADF pelo telefone (14) 3324-5416 e retirar o seu convite gratuitamente. Os convites deverão ser retirados na AADF até o dia 27/09/2013 às 16:30 hs. O endereço da AADF é Rua Independência, nº 230 - Vila Odilon.

Foto – Os adolescentes experimentaram como é andar em uma cadeira de rodas, com olhos vendados, com ouvidos tampados, com muletas, etc