17 JUN 2014
JOSANA MOURA ASSUME A DIREÇÃO DA BIBLIOTECA TRISTÃO DE ATHAYDE

A Biblioteca Municipal Tristão de Atayde recebeu esta semana sua nova diretora, a professora, mestre em Educação, Josana Ferreira Bassi de Moura. Indicada pela prefeita Belkis Fernandes e pelo secretário municipal de Cultura, Fernando Cavezale, Josana assume não só a direção da chamada “biblioteca central”, mas também a responsabilidade de gerenciar as outras três unidades de leitura do município: a Biblioteca Ramal Clarice Lispector, a Biblioteca do Centro Cultural Tom Jobim e a Casinha da Esquina, localizada no Centro de Convivência Benedicto da Silva Eloy.

Josana Moura é mestre em Educação na Área de Ensino na Educação Brasileira pela UNESP de Marília. Graduou-se em Letras Anglo-Germânicas pela UNESP de Assis e especializou-se em Teoria Literária e Literatura Comparada também pela UNESP de Assis, em Psicopedagogia pela UNESP de Ourinhos, e em Ensino a Distância pela UNESP de Presidente Prudente.

Em sua longa carreira na área da Educação, Josana foi professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literaturas Brasileira e Portuguesa, Atualidades, em escolas da rede pública (Adelaide Pedroso Racanello, ETE Jacinto Ferreira de Sá, Domingos Camerlingo Caló, Josepha Cubas da Silva) e em escolas particulares (Colégio Drummond, Colégio Pólis e Colégio Santo Antônio). Foi coordenadora pedagógica no Colégio Drummond. Recentemente atuou como Orientadora de Disciplina (Tutora) no curso de Pedagogia semipresencial da UNESP, polo de Ourinhos.

Atualmente, Josana realiza trabalhos técnicos de Produção Editorial e Preparação de Textos na área acadêmica e editorial. A nova diretora é também membro pesquisador do GEPEGE (Grupo de Pesquisa em Psicologia e Epistemologia Genéticas) da UNESP de Marília e revisora da Revista Schème, da mesma universidade pública.

Já publicou artigos e resenhas na Revista Schème, organizou em colaboração o volume Jean Piaget no século XXI e escreveu o volume Palavra em Ação, material didático institucional.

Sua relação com a Biblioteca Municipal Tristão de Atayde é antiga. No governo do ex-prefeito Esperidião Cury, na década de 80, Josana trabalhou voluntariamente.