12 MAI 2015
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA

Será realizada nesta quarta-feira, 13, a 10ª edição do Seminário de Sensibilização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, promovido pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social.

O evento será realizado no Teatro Municipal Miguel Cury, com início às 8h30. No período da manhã será ministrada uma palestra sobre o tema da “Rede de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil”.

A palestrante será a psicóloga Alessandra Rocha Santos Silva, que também é coautora de “O segredo da Tartanina”, um livro a serviço da proteção e prevenção contra o abuso sexual infanto-juvenil.

Já no período da tarde, às 14h30, será feito uma reunião com toda equipe de trabalho dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e técnicos da rede de serviço socioassistencial de atendimento a crianças e adolescentes de Ourinhos.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL

A Lei 9.970 instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.

Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.