10 DEZ 2013
Prefeitura inaugura “Espaço Cultural Luiz Carlos Eloy Junior”

Muita emoção marcou o final de tarde da sexta-feira, 06, quando a prefeita Belkis Fernandes inaugurou o Espaço Cultural Luiz Carlos Eloy Junior, a “Casa dos Ingleses”, na Av. Rodrigues Alves. O local representa um marco importante para Ourinhos, pois além de ser um belíssimo equipamento cultural, a obra também representa a preservação da memória ourinhense, já que o espaço é tombado como patrimônio histórico municipal.

A família do Eloy Junior, como ele era carinhosamente conhecido, esteve presente e sua irmã Natália, representando a todos agradeceu a homenagem. “Agradeço a presença de todos, em especial dos amigos do Junior e agradeço essa linda homenagem que está sendo feita a ele. O Eloy Junior que todos conheciam era aquele do jornal, apaixonado por política e apaixonado por Ourinhos, mas o que poucos sabem é que ele fazia muitos trabalhos voluntários. Em todos os anos, no dia 24 de dezembro, mesmo com o calor, ele passava o dia todo vestido de Papai Noel entregando presentes para as crianças. Então, essa homenagem nesse local e nessa época do ano, é a melhor forma de homenageá-lo. Sabemos que ele fez por merecer e está muito feliz com essa homenagem. Obrigada”, declarou.

A prefeita Belkis Fernandes se emocionou ao falar do Eloy Junior, que conheceu desde pequeno e falou sobre a importância da restauração da Casa dos Ingleses que deu nova cara à Av. Rodrigues Alves. “Os vereadores foram unânimes ao aprovar o nome do Eloy Junior para esse espaço. O nome dele foi lembrado com muito carinho. Essa realização foi uma grande ousadia nossa. Reunimos os funcionários da Prefeitura e aproveitamos nossos recursos humanos para executar a obra. Nos preocupamos em preservar cada pedaço, as janelas foram restauradas, as telhas foram lavadas, tudo foi aproveitado. Essa foi uma verdadeira obra de restauração. Agradeço o trabalho de todos, indistintamente. Essa decoração de natal também está linda. Digo que tudo isso não feito com o coração, foi feito com a alma”, enalteceu.

O secretário de Cultura Fernando Cavezzale falou sobre a inauguração e fez alusão sobre o trabalho de tombamento da Casa dos Ingleses como Patrimônio Histórico. “Essa é a continuidade de um trabalho que se iniciou com o ex-prefeito Toshio Misato e com a ex-secretária Neusa Fleury, a quem agradeço, assim como ao trabalho do nosso coordenador Júlio César de Oliveira, que se empenhou nesse processo de tombamento, junto com o nosso diretor de Patrimônio Robson Martuchi. A homenagem ao Eloy Junior foi pensada para marcar o nome desse jovem que fez muita coisa, em tão pouco tempo de vida, pela nossa cidade. Primeiro pensamos nesse espaço para abrigar a Secretaria de Cultura, mas decidimos transformar a ‘Casa dos Ingleses’ nesse novo espaço cultural da cidade. Aproveito para agradecer do fundo do coração o suor, tempo e dedicação de todos os funcionários de todas as secretarias da Prefeitura que trabalharam nessa obra coletiva. Muito obrigado. Convido todos para prestigiarem esse espaço que terá programação constante, tanto no período natalino, quanto no decorrer do ano, com atividades como saraus, galeria de artes plásticas, enfim, teremos muitas coisas” destacou Cavezzale.

A Câmara Municipal esteve representada pelos vereadores Alexandre Dauage “Zóio”, Alexandre Florêncio “Enfermeiro, Aparecido Luiz “Cido do Sindicato”, Antonio Carlos Mazetti “Tico”, Silvonei Rodrigues “Esquilo” e Flávio Luiz Ambrozim, este que em nome de todos parabenizou a prefeitura pelo Espaço Cultural. “Cumprimento a família do Eloy Junior, que era uma pessoa dinâmica, preocupada com a nossa cidade, sempre buscando alguma solução. Nomino os vereadores aqui presentes para mostrar que, com certeza, apoiamos essa conquista para o nosso município. Ourinhos tem o Teatro Municipal, Centro Cultural, Biblioteca, Escola de Música que é um orgulho para nossa cidade e a Escola de Bailado, que representa nossa cidade dentro e fora do país. Estou falando isso para mostrar a importância da cultura para nossa cidade e essa casa é mais um ponto cultural do nosso município. É um ponto onde a história começou. Isso aqui não são apenas portas, paredes e janelas para abrigar um espaço da administração, um órgão público. Cada metro quadrado dessa casa representa um pouco da nossa história, um pouco da cultura ourinhense. Esse compromisso, essa luta de transformar esse lugar em patrimônio histórico da nossa cidade. Parabéns a todos que se envolveram para tornar isso realidade”, frisou o vereador Flavinho.

Também prestigiaram a cerimônia o Vice-prefeito Dr. Gilberto Severino; o chefe de Gabinete Ronaldo Mori, o presidente do Sindicato Rural e grande apoiador para o tombamento como patrimônio histórico da casa dos ingleses Eduardo Luiz Bicudo Ferraro “Brigadeiro”, amigos do homenageado Luiz Carlos Eloy Junior, o ex-prefeito Toshio Misato e sua esposa Yoko; Secretários Municipais, dentre centenas de pessoas que foram apreciar o novo marco da Av. Rodrigues Alves.