20 JUL 2020
Casos de dengue em Ourinhos caem 97% nos últimos três meses

Os casos de dengue em Ourinhos registraram queda de 97% nos últimos três meses. Em abril, período que registrou o pico da doença, ocorreram 551 registros contra apenas 16 de junho, a menor marca do ano até agora. Maio também apresentou redução de casos, foram 203, resultado 63% menor comparado com abril.

Ao todo, a cidade apresentou no primeiro semestre 1.567 ocorrências de dengue e a tendência, segundo o setor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, é que os números caiam até o fim do ano.

A razão apontada pelo setor para o crescimento da dengue no município este ano (em 2019 foram 342 casos) foram o surgimento do sorotipo 2 da doença aliado ao desabastecimento de inseticida fornecido pelo governo do Estado.

Segundo o diretor de vigilância em Saúde, Robert da Costa, a pandemia do Covid-19 colaborou para a proliferação dos casos. “As pessoas ficaram mais em casa. De três ou quatro casos por quarteirão, observamos três ou quatro casos na mesma residência.”

Ouça esta reportagem e a entrevista: