12 SET 2013
Professora da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos inova no estudo de Frações

No último semestre, a EMEF “Profª Jandira Lacerda Zanoni” foi destaque na área da matemática com o excelente trabalho desenvolvido pela Profª Silmara Aparecida Pedroso Ferreira da Silva, que realizou um trabalho de inovação na prática pedagógica relacionada ao estudo das frações.

A professora percebeu a efetiva participação dos alunos que respondiam todas as questões propostas, demonstrando grande desenvoltura. A docente ressalta que o estudo das frações, no que tange trabalhar com suas operações, deve ser um facilitador da aprendizagem e não um complicador percebido com turmas de alunos de séries mais avançadas.

De acordo com a professora, é muito importante a manipulação de objetos durante o processo de ensino-aprendizagem. “Possibilitar interações do aluno com o material concreto promove a compreensão efetiva do assunto abordado. Isso é fundamental para a construção do conhecimento de forma a desenvolver o raciocínio lógico para, posteriormente, transpor para abstração dos conhecimentos matemáticos. Além disso, fazer a retomada de ideias envolvidas em todo o percurso do trabalho também é de grande valia para que essa transposição entre a forma concreta e a abstrata ocorra de forma natural”, ressaltou

A Secretaria Municipal de Educação, com o intuito da continuação dessa prática pedagógica, valoriza o desenvolvimento desse trabalho pela professora Silmara para que a mesma possa compartilhar junto aos seus pares para toda a Rede Municipal de Ensino de Ourinhos.