19 AGO 2022
ADMINISTRAÇÃO
Prefeitura de Ourinhos faz balanço das atividades de prevenção e segurança do trabalho
Na semana de prevenção de acidentes, a Prefeitura de Ourinhos por meio da Secretaria Municipal da Administração, fecha o balanço do 1º semestre de 2022 com avanços significativos no setor

Nos seis primeiros meses do ano, mais de 500 servidores receberam capacitação, treinamento ou orientações sobre saúde e segurança no trabalho nas mais variadas Normas Regulamentadoras (NR), entre elas 05,06,10,11,12,17,21,23,24,26,31,32,35, valorizando a prevenção.

Todos os setores das Secretarias tomaram conhecimento sobre as principais normas de segurança relacionadas a sua atividade e tiveram também durante a SIPAT a possibilidade se adquirir conteúdos (teóricos e práticos), que reforçaram a cultura de segurança para evitar acidentes, cuidados com a saúde mental e corporal.

Foram realizados neste primeiro semestre capacitações certificadas pela própria Prefeitura sobre segurança em instalações elétricas, segurança no trabalho em altura, manuseio de Agrotóxicos, Descarte de resíduos da Saúde e manuseio de perfurocortantes, Ergonomia, Primeiros Socorros e Combate e Prevenção Princípio de Incêndios.

A Gerência de Prevenção de Acidentes e Segurança do Trabalho da Prefeitura de Ourinhos tem a premissa de elaborar, participar da elaboração e implementar política de saúde e segurança no trabalho (SST), realizar auditoria, acompanhamento e avaliação na área, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.

Estas atividades têm suas origens no início da década de 1970, em que o país vivia o “milagre brasileiro”, período caracterizado pela explosão de investimentos econômicos. Porém, segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e cerca de 40% dos profissionais sofriam lesões. Diante desse cenário, um dos maiores financiadores internacionais, o Banco Mundial, cogitou cortar financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido.

Em resposta, em 1972, foi regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, resultando na publicação das portarias nº 3236 e 3237, em 27 de julho, motivo pelo qual a data foi escolhida. A portaria nº 3236 institui o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador e a de nº 3237, tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com mais de cem funcionários.
O Dia 27 de Julho, dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, busca alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Desta forma, novos Equipamentos de Proteção individual e Coletivos foram adquiridos e estão disponíveis para os servidores para que os as ações da gestão sejam conquistados com o bem-estar e saúde dos servidores.