11 DEZ 2023
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Antena Parabólica vai parar de funcionar. Beneficiários do Bolsa Família/BPC tem troca gratuita
Parabólica antiga, que deixará de funcionar
Com a chegada do sinal 5G nas cidades brasileiras, as antenas parabólicas tradicionais deixarão de funcionar adequadamente. Para abrir espaço para a nova tecnologia será necessário migrar os usuários da parabólica para o novo sistema digital, que possui aparelhos diferentes.

O processo começou em 2022 e deve ser acelerado em breve. As prestadoras de serviços receberam autorização do Ministério das Comunicações para instalar a infraestrutura para receber o sinal 5G em Ourinhos no dia 04 de dezembro.

Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal, inscritos no CadÚnico e que possuem uma parabólica tradicional instalada e funcionando têm direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. Saiba mais a seguir.

COMO É A NOVA PARABÓLICA DIGITAL
Sai de cena aquela antena com rede metalizada, grande, que ocupava espaço nos telhados e entra em cena uma antena menor, de chapa, semelhante àquelas usadas na TV por assinatura (Sky, Claro, Vivo, etc).

Com a nova antena, o sinal passa a ser digital, de alta definição (HD), com som e imagens mais nítidos e mais canais, incluindo regionais. Assim como na parabólica antiga, não há cobrança alguma de mensalidade, você pode continuar assistindo TV gratuitamente.

É importante ressaltar que quem tem a antena comum digital de TV aberta, utilizada na maioria das casas na zona urbana, não precisa fazer nenhuma mudança. A medida vale apenas para as antenas parabólicas.

COMO MIGRAR PARA A NOVA ANTENA
Para o público em geral, a recomendação é entrar em contato com as lojas especializadas em antenas para adquirir o novo receptor e contratar o antenista para realizar a instalação dos materiais e a sintonização.

Quem é beneficiário do Bolsa Família ou BPC e está no CadÚnico consegue o kit e a instalação de forma 100% gratuita. Basta ligar no número 0800 729 2404 ou entrar no site https://sigaantenado.com.br/  e realizar seu agendamento. Um profissional fará a avaliação e posterior instalação do serviço, sempre de graça. Essa troca é custeada pelas operadoras que operarão o 5G no Brasil.