22 MAI 2014
CULTURA
SECRETARIA DE CULTURA VAI AMPLIAR HORÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL TRISTÃO DE ATHAYDE

A Secretaria Municipal de Cultura anunciou que ampliará o horário de atendimento da Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, que atualmente só abre para o público às 9h da manhã e permanece fechada no final de semana.

A proposta é disponibilizar o acesso para o público de segunda a sexta-feira a partir das 8h e funcionar aos sábados em horário que está sendo estudado, informou o secretário de Cultura, Fernando Cavezale.

Um dos públicos que a Secretaria pretende beneficiar abrindo uma hora mais cedo será o da categoria dos comerciários, que em geral inicia suas atividades profissionais às 9h, e, dessa forma, terá uma oportunidade de leitura e pesquisa diária a mais. “Os funcionários da Biblioteca já entram no trabalho às 8h, faremos somente uma reorganização interna para poder oferecer essa hora a mais ao público”, disse o secretário.

A abertura aos sábados também deverá contemplar um grande número de usuários, pois nos dias de semana muitos acabam não encontrando tempo para pesquisas e leituras de obras literárias, aposta Fernando Cavezale. “Desde o ano passado, quando assumi a Secretaria de Cultura de Ourinhos, venho recebendo pedidos nesse sentido”, informou.

Cavezale adianta que outros investimentos serão feitos nesse setor da Cultura, considerando que Ourinhos possui ainda a Biblioteca Ramal Clarice Lispector, na Vila Margarida; a chamada Casinha da Esquina, no Centro de Convivência Jornalista Benedicto da Silva Eloy; e a Biblioteca do Centro Cultural Tom Jobim.

“Temos um convênio com a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública (AABiP) que garante o repasse mensal da Prefeitura de R$ 10 mil para que a AABiP mantenha atualizado o acervo dessas quatro unidades, contrate assinaturas de jornais e revistas e promova ações culturais em seus espaços”, esclarece o secretário. Segundo ele, a AABiP está sendo orientada pela Secretaria a otimizar a aplicação desses recursos.