21 OUT 2019
FINANÇAS
Prefeitura de Ourinhos inicia ação para retirar carros abandonados das ruas

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, está realizando um mapeamento das ruas da cidade para localizar veículos abandonados e removê-los das vias públicas.

Desde o início de 2019, já foram notificados 90 casos. Destes, 25 precisaram ser guinchados pela Prefeitura devido à ausência de manifestação dos proprietários.

O objetivo é acabar com o incômodo e transtorno que o abandono de veículos causa aos moradores. Os automóveis podem se tornar focos para reprodução do mosquito da dengue e de animais peçonhentos. Também trazem insegurança, além de ocuparem vagas de estacionamento.

Segundo a lei 6.303/2016 estão sujeitos a guincho os veículos em evidente estado de abandono por mais de cinco dias; sem placa de identificação obrigatória; em decomposição de suas partes; com sinais de vandalismo, colisão ou foco de contaminação.

A partir da constatação de uma destas situações, a Prefeitura tem feito a notificação do proprietário. “Apesar de não ser obrigatório, tentamos identificar e informar os donos para que realizem a retirada e não fiquem sujeitos às taxas de remoção e estadia no pátio”, explica o servidor Tiago.

O valor para remoções de automóveis e motocicletas é de R$ 377,88 mais R$ 52,75 pela diária de estadia. Para veículos pesados, o valor é de R$ 719,08 mais estadia de R$ 158,25. Decorridos 60 dias de recolhimento, caso não haja pagamento do valor devido, o veículo é encaminhado para leilão público.