A principal dica para qualquer compra é: exija sua Nota Fiscal.
Lembre-se: Nota Fiscal Paulista é opcional, Nota Fiscal é obrigatória!
Antes comprar pela internet consulte a lista "Evite esses Sites"!
Fazem parte da lista empresas que tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP, foram notificadas, mas não responderam ou não foram encontradas; o que impossibilita qualquer tentativa de intermediação.
Acesse a lista pelo site: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
Dê print em todo o passo a passo da compra: assim fica comprovado o valor do produto, frete, prazo de entrega, e confirmação de pagamento, para que, caso necessário, o Procon possa exigir da empresa o cumprimento da oferta.
Um site confiável deve conter no mínimo informações como: CNPJ, endereço, telefone e e-mail. Evite comprar se não houver essas informações!
Para compras on-line, o Art 49 do CDC prevê o arrependimento da compra (cancelamento) e consequentemente o estorno do valor pago. Atente-se ao prazo!
TROCA NÃO É OBRIGATÓRIA
A troca por cor, modelo, tamanho, não gostar do produto - no caso de um presente -, NÃO é obrigatória. Por isso, nas compras realizadas on-line, leia e tire print da política de troca do site. Em compras presenciais, além de questionar isso ao vendedor/gerente, verifique se na loja há alguma placa informativa sobre política de troca, e tire foto para comprovação posterior, se necessário.
Na hora de realizar o pagamento de uma compra via boleto, sempre confira os dados como o nome da empresa, data e CNPJ. Se for via PIX lembre-se que: se você comprou um produto de uma EMPRESA, a conta que irá receber o pagamento é JURÍDICA, ou seja, CNPJ, e não CPF!
Muito cuidado ao ver uma promoção na página de uma empresa em uma rede social, e ao clicar ser redirecionado ao site. É dessa maneira que golpistas encaminham os consumidores para sites falsos muito parecidos aos verdadeiros.
Não deixe dados pessoais e do seu cartão de crédito/débito salvos no site no momento de finalizar a compra.